O artigo dos alunos Marina Leite de Barros Baltar e Victor Hugo Souza de Abreu receberam o prêmio de Produção Científica na 34º ANPET – Congresso Nacional de Pesquisas em Transportes - 100% digital, ocorrido entre 16 e 20 de novembro de 2020.
O artigo premiado se chama “UM MODELO DE MINIMIZAÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE REBOQUES QUE REALIZAM ATENDIMENTOS A INCIDENTES EM VIAS EXPRESSAS” e relaciona-se ao assunto tratado na tese de Marina Baltar. Os orientadores da elaboração do artigo foram os Professores do PET/COPPE/UFRJ Glaydston Mattos Ribeiro e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite.
Confira o Resumo do artigo:
Este artigo propõe um modelo matemático para a localização ótima de reboques de atendimento a incidentes em vias expressas com o objetivo de minimizar as emissões de CO2, tendo como restrições um tempo médio máximo para atendimento e um número limitado de equipamentos. O modelo foi aplicado a dados reais de incidentes da Avenida Brasil, disponibilizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade do Rio de Janeiro (CET-Rio). Para fins de análise, foram considerados 3.080 incidentes ao longo de toda a via, coletados em 2018. Os resultados indicam que o modelo é capaz de fornecer boas soluções para o problema e que, embora geralmente o aumento no número de reboques acarrete em aumento do número de atendimentos, em alguns casos específicos isso pode não acontecer, já que nem sempre a melhor configuração é aquela que atende a um maior número de incidentes, mas sim aquela que emite menos CO2