03 06 PET NoticiaNo dia 28 de maio, foi publicado o artigo "Estrutura urbana, mobilidade e propagação da COVID-19", no jornal O Globo Online. O artigo foi desenvolvido pelos professores Romulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, e Guilherme Leiva, do Cefet-MG.

Os autores destacam que os meios de transportes e a organização urbana tornaram as cidades brasileiras espraiadas e excludentes. Considerando que não é possível alterar, em curto prazo, a estrutura urbana, parte importante no combate ao vírus deve se dar no escopo da Mobilidade Urbana, com destaque na rede de transporte público.

Sobre os autores

Romulo Orrico é Engenheiro Civil, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e D.Sc. em Urbanisme et Aménagement du Territoire pela Universidade de Paris, é professor do cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, economia e regulamentação de redes de transportes. Já foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro e Subsecretário de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro.

Guilherme Leiva possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e pós-doutorado pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE-UFRJ (2017). Atualmente é coordenador do curso de Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atua nas áreas de planejamento e operação dos sistemas de transporte com enfoque na interface entre transporte e uso do solo.

Para conferir o artigo na íntegra, clique AQUI.