Professor

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e PhD em Engenharia de Transportes pela University of Westminster (1995). Atualmente é professor Titular da COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Engenharia de Transportes (PET). Desenvolveu ainda pesquisa em nível de Pós-Doutorado, junto a University of California, Berkeley (Center for Future Urban Transport - a VOLVO Center of Excellence). Experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de transportes, planejamento estratégico de transportes, Gerenciamento da Mobilidade, planejamento e operação de sistemas de transportes de baixa capacidade, tecnologia de sistemas de transportes, gerenciamento de sistemas especiais de transportes operando sob demanda (rastreamento em tempo real de veículos de transportes), transporte não motorizado, integração de sistemas de transportes, transportes e turismo. Mais de 100 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros. Participou de mais de 20 projetos técnicos para diferentes organismos do setor público e privado. Orientou cerca de 30 teses e dissertações de mestrado, doutorado e trabalhos de conclusão de graduação. Participou de mais de 130 bancas de mestrado, doutorado, qualificação ao doutorado e projetos de conclusão de graduação. Patente registrada de processo técnico que permite determinar o nível de congestionamento em tempo real em corredores de transporte.