Coordenador - Prof. Romulo Dante Orrico Filho
Vice – Coordenador - Prof. Marcelino Aurelio Vieira da Silva

O PET é um dos treze programas de pós-graduação de engenharia que compõem o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa – COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Atualmente,onze professores plenos - todos doutores com dedicação exclusiva à Universidade - e dois professores colaboradores atuam no Programa, formando mestres e doutores em Engenharia de Transportes,trabalham aliando pesquisas teóricas e aplicadas, a atividades de assessoramento demandadas por órgãos governamentais,e da sociedade organizada, isso estimula a interação com a realidade brasileira e contribui para o desenvolvimento do País.

A vocação e a natureza interdisciplinar, manifestas desde a criação do nosso Programa, na década de 1970, fizeram com que seus grupos de pesquisa se expandissem.

As mais de 500 dissertações de mestrado e 100 teses de doutorado o grande número de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais ou apresentados em congressos, os diversos livros produzidos, os relatórios técnicos e os projetos de consultoria consolidam o Programa de Engenharia de Transportes, em destacada posição na produção e propagação de conhecimento técnico e científico nos campos científico e profissional. Isso é comprovado pelas sucessivas avaliações da Capes que têm classificado o PET no nível 5, o maior alcançado dentre as pós-graduações de Engenharia de Transportes do País e serve de estímulo para o constante aperfeiçoamento e ampliação de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com efeito, o amplo espectro de possibilidades que se abrem em decorrência de sua inserção, enquanto campo interdisciplinar entre várias áreas de pós-graduação de

Engenharia, e sua acentuada integração com a sociedade, permitem ao PET oferecer respostas a variadas demandas da movimentação de pessoas e cargas.

Os Cursos

O PET oferece cursos de Mestrado (M.Sc.), com duração de dois anos, e Doutorado (D.Sc.), com duração de quatro anos, voltados à formação de profissionais para atuação nas áreas acadêmica e de pesquisa. No entanto, o alto nível dessa formação tem aberto amplas oportunidades de colocação no mercado de trabalho,nas quais os conhecimentos recebidos conferem competência para o exercício de atividades que vão além, como as ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, à gestão de transportes em organismos públicos e as requeridas por empresas dos mais variados setores.

Infraestrutura de Apoio

O Programa dispõe de infraestrutura de apoio técnico e administrativo para todas as atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos cursos e na realização de projetos de pesquisa e extensão. Além de salas de aula equipadas com modernos recursos de projeção de imagens, áudio e vídeo, há espaços compartilhados para estudo e trabalho, com acesso à internet e á intranet, onde estão disponíveis bibliografia que inclui todas as teses e disssertações em formatos digitalizados, material didático complementar aos cursos e softwares de pacotes computacionais em versões acadêmicas.

As linhas de Pesquisas e Corpo Docente

No âmbito do PET, o desenvolvimento de pesquisas está concentrado em uma única e grande área, a de Engenharia de Transportes, que se compõe de quatro Linhas de Pesquisa: Cidades e Mobilidade, Gestão e Operação de Transportes, Logística e Transporte Sustentável.

Cidades e MobilidadeLogísticaTransporte SustentávelGestão e Operação
Licinio Marcio D'Agosto Paulo Emilio Paulo Cezar
Paulo Cezar Glaydston Licinio Laura
Paulo Emílio Edilson Ronaldo Glaydston
Alexandre Paulo Cezar Marcio D'Agosto Marcelino
Ronaldo   Romulo Elton
Marcelino   Suzana Felipe França
Romulo      
Suzana      
Felipe França      
Topo