Accessibility Tools

20 09 PET Melhoria noticia 2O relatório final do estudo conduzido pela Coppe/UFRJ ressalta que a melhoria do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) só será alcançada por meio de uma abordagem colaborativa e inclusiva. A pesquisa, liderada pelo professor Glaydston Mattos Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transporte da Coppe, examinou o impacto da pandemia de Covid-19 na mobilidade urbana e evidenciou a necessidade urgente de ações para reconquistar a confiança dos usuários e tornar o sistema de transporte mais eficiente e acessível.

O estudo, que entrevistou 4.300 pessoas, operadores de empresas e gestores públicos, constatou que a redução no número de passageiros em trens, metrô, barcas e ônibus está diretamente ligada a fatores como desemprego, mudança de rotas e o aumento do trabalho remoto. Além disso, o uso crescente de aplicativos de transporte, especialmente por indivíduos com maior renda e nível de escolaridade, também contribuiu para a queda na demanda pelo transporte público.

As operadoras de transporte público e os gestores da RMRJ concordam que a coordenação entre governos estaduais e municipais é fundamental. Eles defendem a criação de uma autoridade metropolitana para integrar fisicamente e tarifariamente os diferentes modais de transporte. A segurança pública e o alto custo das tarifas foram identificados como fatores importantes que afastam os usuários, além da falta de infraestrutura adequada e da modernização do sistema.

Clique AQUI para conferir a notícia completa!

Fonte: COPPE UFRJ

Topo