O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.993/2024, a "Lei do Combustível do Futuro", que institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano.
De acordo com a Agência Câmara de Notícias aumenta a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.
A margem de mistura de etanol à gasolina vendida nos postos passa de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, o mínimo é 18%.
A Tribuna conversou com Márcio D'Agosto, professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), que afastou a possibilidade de haver algum risco para os motores dos carros que usam apenas gasolina.
"O que pode acontecer é que o usuário terá um custo adicional, por causa do maior cuidado com a manutenção, com um filtro de gasolina, por exemplo".
O professor destacou que há a possibilidade dos automóveis perderem força, já que a gasolina tem mais quantidade de energia por volume de combustível do que o álcool.
Saiba mais AQUI!
Fonte: ATRIBUNA