A reportagem "Mudanças nos hábitos de deslocamento", desenvolvida por Tânia Mara Gouveia Leite, da Revista Ônibus da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), foi vencedora do Prêmio CNT de Jornalismo 2024 na categoria Comunicação Setorial. A matéria contou com o trabalho da COPPE, conduzido pelos professores do PET, Glaydston Ribeiro e Marina Leite, e investigou os desafios e as responsabilidades compartilhadas entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil na busca por um transporte público mais sustentável no Rio de Janeiro. Clique AQUI para conferir o estudo completo.
Além da categoria de Comunicação Setorial, o Grande Prêmio foi concedido ao especial “O tempo de cada um” de Chico Regueira, da TV Globo, que abordou como o transporte de baixa qualidade contribui para a exclusão social, dificultando o acesso a oportunidades de trabalho e estudo, especialmente para as populações periféricas.
A comissão julgadora de 2024 foi composta por Alex Capella, secretário especial de imprensa da Presidência do Senado Federal; Roberto Munhoz, diretor de Jornalismo da TV Record; Samira de Castro, presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas); Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo; e a Professora do PET, Andrea Santos, que é especialista em Transporte e codiretora do Hub da UCCRN (Urban Climate Change Research Network) para a América Latina.
A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 4 de dezembro, em Brasília (DF).
Clique AQUI para acessar mais informações sobre os vencedores e detalhes sobre a premiação.
Fonte: CNT