Accessibility Tools

22 10 PET Prof Paulo Emílio Noticia 374 x 234Na última semana, o professor Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) e do International Partnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy (IPHE), participou da inauguração da primeira planta piloto do Brasil dedicada à produção de hidrogênio renovável de baixa emissão de carbono a partir do biogás. O evento aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), e contou também com a presença de Giovani Machado, presidente do Conselho Consultivo da ABH2.

A planta representa um marco para o avanço da economia do hidrogênio no país, trazendo uma inovação importante: o processo não utiliza água. O biogás é obtido a partir dos resíduos do restaurante universitário e convertido em gás de síntese, composto por hidrogênio e monóxido de carbono. Em seguida, o hidrogênio é separado e purificado, alcançando altos níveis de pureza e eficiência, uma solução sustentável que alia tecnologia e economia circular.

O 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, que começará, dia 22, promete uma experiência completa para seus participantes. O evento contará com uma estação gastronômica exclusiva no local, e cada ingresso dará direito a um almoço diário incluso na programação oficial. A iniciativa busca oferecer maior comodidade e oportunidades de integração entre profissionais, estimulando o networking, a troca de conhecimentos e o fortalecimento de parcerias estratégicas no setor.

O 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio será realizado entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025 no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, situado no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50, Asa Sul, Brasília.

Clique AQUI para se inscrever!

Fonte: ABH2

Topo