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O Pré_AceleraTur é um programa que oferecerá oportunidade e apoio para que os participantes apresentem soluções inovadoras que atendam aos desafios do setor de turismo, propostos pela Embratur, impulsionando a inovação e o empreendedorismo neste segmento. O projeto terá duração de oito meses.
Requisitos:
• Estar matriculado como mestrando na UFRJ;
• Disponibilidade de 30 horas semanais
• Conhecimento em Inovação, Hunting de Startups, Metodologias Ágeis, Modelos de Negócio e Validação;
• Boa comunicação oral e escrita;
• Capacidade de trabalhar de forma colaborativa em equipe.
Responsabilidades:
• Execução das atividades definidas no escopo do projeto;
• Entendimento dos desafios tecnológicos da Embratur;
• Scouting de startups;
• Acompanhamento das startups durante o programa;
• Colaboração com a equipe na análise de dados, pesquisas e produção de relatórios;
• Participação em reuniões de equipe e contribuição ativa com discussões e soluções;
• Cumprimento dos prazos estabelecidos para as entregas do projeto.
Sobre a vaga:
Presencial
Bolsa auxílio R$ 3.000,00
Envie seu currículo para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Título: “Procedimento para Avaliação da Resiliência do Sistema de Transporte Público em Face da Violência Urbana.”
Palestrante: Marcus Hugo Sant’Anna Cardoso
Data: 19/07/2024
Horário: 14:00
Orientador: Marcelino Aurélio Vieira da Silva
Local: CT, Bloco H-106, sala 01 e Transmissão On-line
Clique AQUI e acesse a transmissão!
Banca Examinadora:
Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ
Profª. Tálita Floriano dos Santos – UnB
Prof. Vicente Aprigliano Fernandes – PUCV/CL
Prof. Ilton Curty Leal Junior – UFF
Mais informações AQUI
"Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão na vanguarda da inovação com a produção de hidrogênio verde e aplicação em bicicletas movidas à hidrogênio verde, uma alternativa promissora para um futuro mais sustentável.
Este projeto pioneiro está em fase final de desenvolvimento e busca apoio para se tornar uma realidade comercial. Os testes deste novo combustível estão sendo realizados no Laboratório Sustentável da UFRJ. O hidrogênio verde, que não polui, oferece uma autonomia dez vezes maior que as bicicletas elétricas tradicionais. Enquanto uma bicicleta elétrica precisa ser recarregada a cada 15 km, a bicicleta movida a hidrogênio verde pode percorrer até 150 km antes de necessitar de uma nova recarga. O tanque de combustível, localizado no quadro da bicicleta, tem capacidade para armazenar até 2 litros de hidrogênio, e a recarga completa dura menos de 2 minutos.
Conforme relato da Prof.ª Andrea Santos (Coordenadora do PET), uma única carga pode durar até quatro dias, o que torna essa tecnologia particularmente revolucionária para entregas de mercadorias em distâncias mais longas dentro de ambientes urbanos. A ideia da bicicleta elétrica é deixar de usar veículos movidos a combustíveis fósseis, é aí que entra o potencial do hidrogênio verde como fonte de energia limpa e mais sustentabilidade, pois você deixa de usar as baterias de lítio e passa a usar o hidrogênio e um supercapacitor que funciona como uma bateria.
A Prof.ª Andrea Santos informa que o mundo precisa descarbonizar a matriz elétrica e migrar para uma economia de baixo carbono, especialmente no Setor de Transportes, que é intensivo em emissões de carbono. O projeto é fruto de uma cooperação Brasil-Alemanha e envolve atualmente três laboratórios da COPPE. A preocupação com o meio ambiente tem sido prioridade em muitos países que buscam fontes de energia limpa. O hidrogênio, elemento químico mais abundante no universo, destaca-se como uma das fontes renováveis mais relevantes. Com capacidade de produzir hidrogênio a um preço competitivo, o Brasil está bem-posicionado para liderar essa transformação energética no futuro. A COPPE UFRJ, através deste projeto, reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais verde e limpo."
A ganhadora do Prêmio Nacional Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável com a melhor tese de doutorado defendida no ano de 2023 foi a Drª Verônica Ghisolfi com a tese intitulada “A System Dynamics-based Analysis on the Time Response of Freight Transport System te Decarbonization Measures” do Programa de Engenharia de Transportes (PET), orientada pelo Prof. Glaydston Mattos Ribeiro (PET/COPPE/UFRJ) e pela Profa. Gisele de Lorena Diniz Chaves (DEPS/UFSC).
Os trabalhos ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2024, com divulgação de ganhadores em outubro de 2024.
Saiba mais AQUI!
Título: “Consumo de Energia e Emissões Atmosféricas no Ciclo de Vida de Ônibus Movido a Hidrogênio: Um Estudo de Caso do Transporte Público em Brasília."
Palestrante: Camila Padovan da Silva
Orientador(es): Marcio de Almeida D’Agosto e Ana Carolina Maia Ângelo
Data: 22/08/2024
Horário: 10h
Local: CT, Bloco H-106, sala 01
Banca Examinadora:
Prof. Marcio de Almeida D’Agosto (Orientador) – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Ana Carolina Maia Ângelo (Orientadora) – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Andrea Souza Santos - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Augusto César de Mendonça Brasil - UnB