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Título: “Aspectos de Gênero e o Processo de Tomada de Decisão do Usuário a Partir de Ferramentas de Informação no Transporte Público”
Palestrante: Alice Braune Guerra
Orientador: Matheus Henrique de Sousa Oliveira
Data: 26/02/2025
Horário: 13:30
Local: CT, Bloco H, sala 115
Banca examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Andrea Souza Santos – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Camila Maria dos Santos Moraes - UNIRIO
A Comissão de Seleção do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ divulgou o resultado da reconsideração da avaliação referente ao processo seletivo ao mestrado e doutorado, conforme o Edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024.
Resultado da Reconsideração da Avaliação ao Mestrado e Doutorado.
Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado para o ano letivo de 2025. O edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024 regulamenta a seleção dos candidatos interessados em ingressar no programa, um dos mais renomados na área de Engenharia de Transportes no Brasil.
As vagas são destinadas a candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área, contribuindo para o avanço do conhecimento e da inovação em transportes. O processo seletivo seguirá as normas estabelecidas pela regulamentação da pós-graduação da UFRJ e da COPPE.
Os detalhes sobre critérios de seleção, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no Edital Nº 937/2024.
Período de Inscrições: 17/02/2025 a 18/04/2025
Resultado do Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado 2025/2
A distribuidora Naturgy anunciou um investimento de R$ 300 milhões para desenvolver a infraestrutura do projeto Corredores Sustentáveis no Rio de Janeiro, que tem como objetivo abastecer caminhões e ônibus com gás natural veicular (GNV). A iniciativa tem recebido apoio de especialistas, mas com algumas ressalvas.
Márcio D’Agosto, professor do PET/COPPE/UFRJ e presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, elogiou a proposta, enfatizando que o gás natural emite menos CO2 do que o diesel, representando um avanço importante para a sustentabilidade no transporte. Ele observa que o GNV é particularmente eficiente em veículos que lotam por volume, como ônibus e algumas cargas leves, o que pode maximizar os benefícios ambientais da mudança.
Por outro lado, Guilherme Wilson, gerente da SEMOVE (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), também considera o GNV uma tecnologia viável, mas ressalta a necessidade de políticas públicas claras e de uma infraestrutura adequada, como uma malha de gasodutos que viabilize o abastecimento. Wilson alerta que os ônibus movidos a GNV possuem um custo inicial significativamente mais alto e questiona como garantir a viabilidade econômica dessa transição, especialmente considerando que o custo do combustível pode ser maior.
A iniciativa da Naturgy visa ampliar o uso do GNV no transporte público, com a expectativa de que a substituição do diesel por gás natural possa reduzir em até 20% as emissões de CO2, além de melhorar a qualidade do ar. O projeto já contempla duas linhas intermunicipais e prevê a adaptação de até seis mil ônibus. Além disso, a empresa planeja expandir a infraestrutura para outras rodovias, ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais e Espírito Santo, com o intuito de criar um sistema de transporte mais sustentável na região.
Confira a notícia completa AQUI!
Fonte: Integridade ESG
Título: “Análise da Vida Útil dos Dispositivos Inteligentes Conectados por LoRa para Coleta de Dados de Mobilidade Urbana na Cidade de Campos dos Goytacazes”
Palestrante: Amanda Souza Dias
Orientador: Matheus Henrique de Sousa Oliveira
Data: 26/02/2025
Horário: 13:30
Local: Bloco H-115
Banca examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Pedro Henrique Cruz Caminha – Escola Politécnica/UFRJ