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Não perca a chance de ingressar em um dos melhores programas de Engenharia de Transportes do Brasil!
As vagas são destinadas a candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área, contribuindo para o avanço do conhecimento e da inovação em transportes.
Inscrições abertas até 18/04/2025.
Mais informações AQUI
Para se inscrever no Mestrado AQUI
Para se inscrever no Doutorado AQUI
No dia 14 de abril de 2025, das 15h às 17h, será realizada uma palestra com o Prof. Rafael Barbastefano, no CEDOC - H106 (Sala Prof. Walter Porto), com transmissão também no modo híbrido.
⚠️ A participação é obrigatória para os alunos do PET.
O Prof. Rafael Barbastefano é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção do CEFET/RJ. Possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com sólida atuação acadêmica e científica. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Científico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Seus interesses de pesquisa envolvem aplicações em redes sociais, prospecção tecnológica e ensino a distância.
Data: 14 de abril de 2025
Horário: 15h às 17h
Local: CEDOC - H106 - Sala Prof. Walter Porto
Modo: Híbrido
Clique AQUI para acessar a transmissão online!
O evento é uma oportunidade valiosa para aprofundar com um dos nomes de destaque na área de Engenharia de Produção no Brasil.
A Profª. Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, participou de um vídeo para a H2Brasil, no qual destacou a relevância das pesquisas sobre hidrogênio e seus impactos na mobilidade urbana e no setor energético.
Segundo a professora, a nova economia do hidrogênio exige um processo contínuo de testes e disseminação de conhecimento, e as plantas-piloto nas universidades desempenham um papel essencial nesse amadurecimento tecnológico. “A importância dessas plantas-piloto nas universidades, onde a gente está testando, produzindo artigos e divulgando dados, é fundamental para apoiar no conhecimento e no amadurecimento dessa tecnologia”, relatou.
No PET/COPPE/UFRJ, os pesquisadores estão analisando como o hidrogênio pode influenciar redes de energia e contribuir para novas soluções de mobilidade sustentável. “Desenvolvemos pesquisas para entender como esse hidrogênio pode trazer uma série de impactos em termos de rede, sistema de energia e também como o hidrogênio vai apoiar na micromobilidade”, explicou a professora.
Um dos projetos em andamento envolve bicicletas elétricas híbridas movidas a hidrogênio. Esses veículos possuem, além da bateria tradicional, cilindros para armazenamento de hidrogênio na forma gasosa. “Temos no projeto quatro bicicletas que são bicicletas elétricas híbridas a hidrogênio. A gente faz testes de autonomia e avalia o impacto dessa bicicleta no sistema de mobilidade em cidades, por exemplo, na entrega de mercadorias”, destacou Andrea Santos.
A pesquisa reforça o potencial transformador do hidrogênio na mobilidade das cidades. “Tem um potencial muito grande para revolucionar a mobilidade urbana”, concluiu a professora.
Confira o vídeo completo AQUI.
A crescente popularidade das bicicletas elétricas transformou a mobilidade urbana, mas também trouxe novos desafios para a segurança no trânsito. No Brasil, onde a infraestrutura cicloviária ainda é limitada, a convivência entre ciclistas convencionais e os usuários de modelos motorizados tem gerado preocupações, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro.
O professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, alerta que a alta velocidade das bicicletas elétricas pode comprometer o tempo de reação dos usuários e aumentar o risco de colisões, principalmente em ciclovias estreitas e compartilhadas. “Essas vias não foram planejadas para esse novo tipo de mobilidade, e isso exige uma adaptação tanto na infraestrutura quanto na regulamentação”, explica.
Atento a essa realidade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras para tentar equilibrar inovação e segurança. Entre as normas, a potência dos motores das bicicletas elétricas deve ser limitada a 350 watts, e a velocidade máxima permitida é de 25 km/h. “A regulamentação por si só não basta. É fundamental garantir a conscientização dos usuários e um monitoramento adequado para que as regras sejam realmente eficazes”, ressalta.
Para tornar o trânsito mais seguro e organizado, ele sugere algumas medidas essenciais:
Expansão da faixa cicloviária para pelo menos 4,5 metros;
Criação de faixas exclusivas para bicicletas elétricas em vias de tráfego intenso;
Implementação de zonas de baixa velocidade para maior segurança;
Reforço na sinalização e fiscalização, incluindo o uso de radares móveis específicos;
Campanhas educativas para conscientizar ciclistas e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.
Diante da rápida evolução da mobilidade urbana, é essencial que as cidades se adaptem para garantir que inovação e segurança caminhem juntas.
Fonte: COPPE UFRJ
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril de 2025.
O processo seletivo é regulamentado pelo Edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024 e oferece vagas para candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área de Engenharia de Transportes, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor.
Os critérios de seleção, prazos e procedimentos para inscrição estão detalhados no Edital Nº 937/2024.
Não perca essa oportunidade de ingressar em um dos programas mais renomados do Brasil na área de Engenharia de Transportes! Garanta a sua vaga!
Período de Inscrições: até 18/04/2025