Herramientas de Accesibilidad

Andreia Souza Santos, Victor Hugo Abreu, Filipe Batista Ribeiro.

Abstract: Anualmente, o Ministério da Infraestrutura realiza o “Via Viva - Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes”, fórum que congrega atores diversos para a discussão socioambiental no escopo da infraestrutura de transportes, alinhado aos objetivos estratégicos e às Diretrizes de Sustentabilidade da Pasta.

Em 2022, o tema escolhido foi “Na Rota ESG (Environmental, Social and Governance): Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes”, que objetiva:
i) fomentar o tema da sustentabilidade no ciclo de projeto, execução e operação de transportes;
ii) fortalecer e aperfeiçoar o debate sobre a sustentabilidade no setor de transportes no contexto brasileiro;
iii) mapear fatores e elementos necessários para a estruturação de projetos que inserem os fatores ESG no setor de infraestrutura de transportes; e
iv) estimular a divulgação de boas práticas do setor alinhadas aos fatores do padrão ESG.

Aliada ao evento, é promovida, anualmente, a chamada pública para submissão de artigos técnico-científicos que comporão a publicação do Via Viva (e-ISSN – 2675-2700) no respectivo ano. A presente publicação consiste na compilação de trabalhos técnicos submetidos ao VI Via Viva, do ano de 2022. Os trabalhos devem se relacionar aos temas do evento, incluindo aspectos de gestão socioambiental de infraestrutura de transportes ou apresentar resultados de estudos ou experiências profissionais sobre o setor de transportes.

Os artigos aqui publicados foram avaliados e aprovados por um Comitê Editorial formado por professores, pesquisadores e profissionais com amplo conhecimento nos temas abordados. Nesta edição, são apresentados 07 (sete) trabalhos, divididos em três eixos abordando cada fator do ESG. Dentre os autores, destacam-se professores, estudantes, pesquisadores, gestores públicos das entidades vinculadas ao Ministério da Infraestrutura e profissionais do setor.

A publicação busca consolidar, a partir dos trabalhos apresentados, parte do amplo espectro do ESG que envolve as políticas, planos e projetos de transportes, em um processo contínuo de aperfeiçoamento da agenda ambiental e climática, a ser incorporada de forma permanente por todos aqueles que atuam em transportes e setores correlatos.

Acesse AQUI e confira o artigo.

Topo