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Victor Hugo Souza de Abreu, Thaís Guedes Máximo Monteiro, Adriano de Oliveira Vasconcelos & Andrea Souza Santos. Climate Change Adaptation Strategies for Road Transportation Infrastructure: A Systematic Review on Flooding Events.. 

Resumo: Durante as últimas décadas, o número de inundações aumentou significativamente, devido à tendência global de urbanização e à mudança climática, transformando-se em um impacto biofísico recorrente, que resulta em importantes alterações físicas nos sistemas de água e águas residuais, Perdidas de vidas e econômicas, e danos à saúde. a infraestrutura crítica. Para o setor de transporte rodoviário, esta realidade é indiscutível, já que as inundações graves tendem a danificar gravemente a infraestrutura de transporte e reduzir a conectividade da rede, aumentando os custos de reparação, manutenção e construção. Assim, através de uma revisão sistemática da literatura, com pesquisas diretas em bases de dados e aplicação de filtros de inclusão e qualificação (qualidade e aplicabilidade), se desenvolve um repositório de 213 publicações sobre estratégias de adaptação aplicadas para reduzir os impactos de as inundações no frasco de infraestrutura. A maioria desses estudos foi publicada desde 2014, devido à publicação do Quinto Informe de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática. Também cabe sinalizar que, do total, apenas 47% dos estudos abordam especificamente o setor de transporte por rodovia (os 53% restantes citam o setor apenas como exemplo), o que demonstra a urgência de realizar mais estudos sobre o tema. Também cabe sinalizar que a avaliação do risco climático, que implica a criação de mapas de risco de inundações atuais e futuras, é essencial para determinar as melhores estratégias de adaptação à mudança climática para a infraestrutura de transporte por rodovia. Dado que os danos e custos das inundações são em grande medida e estritamente específicos do lugar, a análise é crítica para orientar as decisões de uso da terra e avaliar estratégias de adaptação que podem ser divididas em adaptação duradoura (otimização ou redistribuição de componentes hidráulicos , instalação de estruturas protetoras e otimização das condições ambientais). e adaptação suave (criação de aviões maestros centrados no transporte e desenvolvimento de modelos e sistemas quantificados).

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