Objetivo
Base para a preparação de um “Plano de Referência” visando um projeto de execução de um “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável” para a cidade de Teresópolis.

Cliente
Secretaria Municipal de Segurança / Prefeitura de Teresópolis.

Período
30/06/2008 a 30/11/2008

Equipe
Prof. Hostilio Xavier Ratton Neto (Coordenador) Prof. Walter Porto Junior (Pesquisador)

Resultado:
Inicialmente é feita uma caracterização genérica do contexto insustentável do trânsito urbano para salientar a relevância e viabilidade da Mobilidade Sustentável. Em seguida adverte-se para a necessidade da participação ativa a comunidade no processo de elaboração, implantação e monitoramento de um Plano Diretor da Mobilidade Urbana, indispensável para o sucesso do mesmo. Após esses dois módulos introdutórios, são comentados em diversos tópicos os aspectos da estrutura e da mobilidade urbana de Teresópolis, identificando as correspondentes intervenções para promover a Mobilidade Sustentável e em conseqüência a melhoria na qualidade de vida dos seus cidadãos.

Objetivo
Definir o elenco de atividades necessárias à implementação do PECT – Programa de Educação para a Cidadania no Trânsito

Cliente
Trânsito - Ministério das Cidades. Contratante: Faculdade Capixaba de Administração e Educação - NUTES Núcleo de Estudos do Terceiro Setor O Denatran contratou o NUTES que contratou a equipe

Período
07/05 a 09/05

Equipe
Profº: Marilita Gnecco de Camargo Braga (consultor), Consultores - especialistas responsáveis pela análise e discussão das produções com a equipe, aporte de subsídios para o trabalho e pela elaboração de partes do documento que integrará o produto final. Coordenação técnica: Neide Nogueira. Coordenação institucional: Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz. Coordenação Geral: DENATRAN.

Resultado
Documento final entregue ao DENATRAN: Relatório Final – descrição detalhada do Projeto Executivo.

Objetivo
Pesquisa exploratória através de entrevista locais visando identificar o perfil do trabalhador no setor de transportes no Brasil e suas necessidades de treinamento profissional.

Cliente
Secretaria de Políticas Nacionais de Transportes – Ministério dos Transportes.

Período
08/2006 a 01/2007

Equipe
Marcio Santos, Ronaldo Balassiano, Rogéria Sant’Anna, Márcia Braga, Sergio Pedro Lopes

Resultado:
Identificação de prioridades de treinamento de profissionais no setor.

Objetivo
Assessorar a FETRANSPOR no planejamento estratégico de corredores de ônibus operando em regime de “pool” e corredores expressos do tipo BRT.

Cliente
FETRANSPOR.

Período
01/2008a 07/2008

Equipe
Ronaldo Balassiano, Ricardo Freire, João Leal Noya

Resultado:
Definição de prioridades para implantação de corredores expressos operados por ônibus no Rio de Janeiro.

Objetivo
Assessorar a CPTrans na consolidação operacional das rotas operadas por ônibus e na circulação viária no município de Petrópolis.

Cliente
CPTrans - Petrópolis.

Período
04/2006 a 02/2007

Equipe
Marcio Santos, Licinio Portugal, Carlos Maiolino, Eloir Faria, Fernando Howat, Ronaldo Balassiano, Rogéria Sant’Anna, Márcia Braga, Sergio Pedro Lopes, Diana Scabelo, Paula Leopoldino, Ricardo Freire.

Resultado:
Recomendações para a otimização operacional de rotas de ônibus e de possíveis intervenções no sistema viário.

Topo