08 08 pet banner gestaoeoperacao

Esta Linha de Pesquisa trata das questões envolvidas nas necessidades dos diversos sistemas de transportes para seu funcionamento, tanto em suas instalações quanto em suas linhas e serviços, sejam eles isoladamente ou em rede. Nestes casos estão abordadas as infraestruturas: ferroviária, aquaviária, aeroviária, de circulação em geral e de transporte público, ressaltando-se o papel da engenharia de tráfego e da segurança de trânsito no gerenciamento e operação do espaço viário.

As pesquisas são realizadas visando aperfeiçoar os sistemas de transportes, fazendo com que as viagens de pessoas e cargas sejam feitas de maneira eficiente, segura e previsível. Também são abordadas questões dos custos envolvidos em cada sistema, seja nas tarifas e fretes, seja nos aspectos relativos aos custos necessários ao seu pleno funcionamento, seja no dimensionamento como também nas ações necessárias para a realização bem feita das atividades planejadas.

Um ponto importante a ser destacado são os Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) como também as novas tecnologias de informação e comunicação e de mídia digital, que contemplam vários aspectos interdisciplinares. Tais ferramentas auxiliam e buscam otimizar o gerenciamento de tráfego (motorizado e não motorizado), proporcionar adequabilidade e eficiência quanto as informações aos usuários, gerir cobranças automáticas, e garantir frequência, rastreamento e gestão das viagens em transporte público, de veículos comerciais (caminhões), sistemas de segurança veicular, entre outros.

Topo