17 03 PET Noticia fulbrightWlisses Bonelá Fontoura, ingressante no período letivo de 2019.1, recebeu uma bolsa na do Programa Fullbright. O aluno ficará nove meses na Worcester Polytechnic Institute.

O projeto de Wlisses entitulado "A System Dynamics-Based Simulation Model to Evaluate the Brazilian Urban Mobility Policy" foi o escolhido e o mesmo atuará com o Prof. Michael J. Radzicki.

12 03 PET noticia palestracanceladaEm virtude de políticas protetivas adotadas pela USF (University of South Florida) em relação ao Coronavírus, o Professor Seckin Ozkul não foi liberado pela Universidade para viagens ao exterior.

Desta forma, o evento o qual seria realizado nos dias 18 e 19 de março de 2020, está cancelado.

Uma nova data será anunciada posteriormente nos meios de comunicação do PET.

09 03 PET notícia 2A Abertis é um dos principais grupos internacionais em gestão de infraestruturas para a mobilidade e as comunicações e Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos que tem por objeto, com caráter geral, o desenvolvimento, fomento e promoção de todo tipo de atividades relacionadas com o estudo e pesquisa sobre a participação do setor privado no crescimento econômico e social derivado da gestão de infraestruturas. A Abertis e a Fundação Abertis criaram a Cátedra de Gestão de Infraestruturas de Transportes na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) para potencializar a pesquisa, o desenvolvimento e a Inovação, promovendo a formação de recursos humanos. 

A gestão das infraestruturas de transportes tem como áreas de interesses: o planejamento e a operação de transportes, os custos de investimento, manutenção e gestão das infraestruturas de transportes, demanda por transporte e seu comportamento, negócio das concessões, política tarifária, aplicação das TIC em sistemas de transporte, segurança viária, aos projetos viários e de pavimentos, aos sistemas de gestão de vías e de tráfego, e outros aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais.

Com objeto de fomentar o interesse dos universitários brasileiros, e estudantes de mestrado e de doutorado, a cátedra Abertis-EPUSP estabeleceu o Prêmio Abertis sobre gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil, em duas categorias, à: 

- melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado de Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e;

- melhor tese de doutorado ou dissertação de no tema de segurança viária, que tenham sido defendidas no Brasil durante o ano de 2019, na área de Engenharia de Transportes e correlatas.

Juntamente com a rede de cátedras internacionais de gestão de infraestruturas de transportes que o grupo Abertis e Fundação Abertis mantêm com as universidades e os centros de excelência mais representativos dos países nos quais o grupo Abertis e a Fundação Abertis têm atividade, anuncia-se também o Prêmio Internacional Abertis de Gestão de infraestruturas de Transportes que será outorgado ao melhor trabalho (tese ou dissertação) selecionado dentre os ganhadores dos prêmios nacionais convocados pelas cátedras Abertis nos diferentes países participantes.

Data máxima para inscrição: 16 de março de 2020

Para mais informações sobre o 5º Prêmio Cátedra Abertis, clique AQUI.

12 03 PET Noticia coronaNa última sexta feira, em reunião na sala do CONSUNI, com a presença da equipe da reitoria e especialistas da área de saúde, Professores Roberto Medronho, Edimilson Migowski, entre outros profissionais, foram definidas alguma ações básicas contra o coronavírus. São elas:

1- Colocação de sabonete líquido e papel toalha em todos os banheiros, permitindo a lavagem adequada das mãos. Informar aos servidores, estudantes e funcionários terceirizados sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência;
2- Utilização de álcool gel ou álcool 70 para a limpeza de superfícies e bancadas;
3- No caso de alguma pessoa sentir dificuldade para respirar ou apresentar sintomas respiratórios não usuais, informar o dirigente, que deverá fazer o encaminhamento para o Hospital Universitário;
4- Sempre que possível abrir as janelas das salas de aula, laboratórios e ventilar os ambientes;
5- Quando espirrar utilizar um lenço de papel para evitar contaminação das mãos e outras áreas, ou utilizar o cotovelo para conter o espirro;
6- Pelo menos neste período, de muitas incertezas, adotar cumprimentos sem contato pessoal.

Além dessas recomendações básicas, foi solicitado que todos mantenham a carteira de vacinação em dia e que aqueles com idade até 59 anos, tomem a vacina contra sarampo. A vacina está disponível para todos, inclusive para os estudantes, na CPST. E no dia 12 de março, na sala C, da decania do CT, as pessoas podem se vacinar contra o sarampo.

Para viabilizar a compra emergencial do sabonete líquido, álcool gel e papel toalha, a Pró reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3) liberou a 1ª parcela do orçamento participativo para as Unidades e Centros, e a Pró-reitoria de Gestão e Governança (PR6) informou que tem uma ata aberta para a compra desses insumos, cuja adesão deve ser feita até dia 12 de março.

O Programa Ativida do CCMN também poderá auxiliar na identificação de sintomas respiratórios não comuns, para encaminhamento aos especialistas, quando necessário.

A reunião foi encerrada com a informação de que, neste momento, não existe motivos para o cancelamento das aulas e atividades acadêmicas. No entanto, a situação está sendo avaliada dia a dia. Qualquer mudança será informada a comunidade.

 

02 03 PET notíciaPrograma de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ convida todos a participarem da Recepção aos Novos Alunos, em formato de Aula Inaugural, que acontecerá no dia 09 de março de 2020 (segunda-feira). O evento ocorrerá no Bloco H do Centro de Tecnologia, Sala 115, no horário de 09:00hrs à 11:30hrs.

Participe!

Topo