05 08 PET Noticia romuloorricoNo dia 20/07/2020 o Prof. Rômulo Orrico, coordenador do Programa de Engenharia de Transportes, participou do programa Rio TV Câmara falando sobre o Desafio dos Entregadores por Aplicativos. Durante sua fala, o professor debate sobre a assimetria das relações trabalhistas e como o impacto dessas relações influencia o prestador de serviço e o serviço em si.

Para conferir a participação na íntegra, clique AQUI.

08 07 PET Mobilidade noticiaO Programa de Engenharia de Transportes da UFRJ participa de mais uma publicação importante. O artigo MRV framework and prospective scenarios to monitor and ratchet up Brazilian transport mitigation targets é resultado da parceria entre George Vasconcelos Goes e Márcio de Almeida D’Agosto, docentes do PET, Daniel Neves, doutorando do PET, Emilio Lèbre La Rovere, docente do Programa de Planejamento Energético da UFRJ (PPE/UFRJ) e Renata Albergaria de Mello Bandeira, do Instituto Militar de Engenharia (IME). O presente estudo foi publicado no Climate Change, um periódico acadêmico de grande relevância internacional. 

Confira, abaixo, informações referentes ao estudo publicado:

MRV framework and prospective scenarios to monitor and ratchet up Brazilian transport mitigation targets

Abstract: Transitioning from a carbon-intensive development path to a low-carbon economy requires understanding of emission sources and its drivers. To achieve Nationally Determined Contribution targets discussed under the Paris Agreement, countries must project emission baselines considering different levels of ambition and sectoral performances and monitor government policies and mitigation actions. This study develops a Monitoring, Reporting, and Verification (MRV) framework based on energy use and carbon emission scenarios for Brazil up to 2030, focusing on transport. Three scenarios are developed based on different political commitments. All scenarios and mitigation actions are discussed under the Brazilian Forum on Climate Change, which is recognized as one of the most important institutional instruments of the National Policy on Climate Change. Results reveal a 41% abatement in CO2e emissions when comparing the most ambitious scenario to the conservative one. MRV framework indicates that Brazil is on track to a low carbon economic transition, although joint action is needed. This is mainly due to the increasing penetration of bioenergy into the transport energy matrix, while electromobility does not expand in Brazil at the pace of major international players such as Europe and China. Special contribution of this paper is on the role of bioenergy in prospective carbon emission scenarios, which is a lack in the literature.

Keywords: MRV. NDC. Transitioning narratives. Energy efficiency. Prospective scenarios.

Clique AQUI e confira o artigo na íntegra. 

07 07 PET NoticiaO Programa de Engenharia de Transportes (PET/UFRJ) comunica aos candidatos inscritos na 3ª entrada do Processo Seletivo ao Doutorado as alterações na seleção, ocasionadas pelas medidas de distanciamento social.

Clique AQUI e confira. 

08 07 PET RedeTransportes noticiaData do minicurso: 31 de julho de 2020 (sexta-feira)
Horário: 09:30
Local: Acesso remoto via MS Teams (o link será enviado aos inscritos)

A PTV vai ministrar um minicurso para a comunidade do PET sobre o PTV Vissim & PTV Viswalk. A ideia é aproveitar esse período de isolamento para ampliar o conhecimento.

Essa ferramenta é utilizada na disciplina de COR 712-Simulação em Transportes e pode ser aplicada em diversas situações interessantes. Assista um exemplo de uma simulação complexa usando a ferramenta aqui

Para fazer o download da versão estudante PTV Vissim, acesse aqui.

A ideia é explorar: 

  • A construção da rede viária e das infraestruturas de transporte público;
  • A inserção das demandas dos veículos, dos pedestres e dos elementos de controle de tráfego;
  • Entender os processos de calibração; e
  • Fazer a avaliação de resultados.

A inscrição deve ser realizada AQUI.

06 07 PET RioTransportes noticiasDevido a pandemia provocada pela COVID-19 e de acordo com a preocupação e prioridade com a saúde e segurança, da comunidade acadêmica e científica da engenharia de transportes no Brasil, o XVII Rio de Transportes se transformou em um evento totalmente virtual. Dessa forma, foi necessário alterar o calendário do evento, divulgado previamente.

Segue a nova agenda para o XVII Rio de Transportes:

- Início da submissão dos trabalhos – 03/08/2020;
- Prazo final para submissão – 05/10/2020;
- Divulgação de resultados – 12/11/2020;
- Início do congresso – 02/12/2020.

Confira mais informações sobre o evento AQUI.

 

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