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SANTOS, A. S.; ABREU, V. H. S. ; De Assis, T. F. ; Ribeiro, S.K ; Ribeiro, G. M. . An Overview on Costs of Shifting to Sustainable Road Transport: A Challenge for Cities Worldwide. Environmental Footprints and Eco-design of Products and Processes. 1ed.Cingapura: Springer, Singapore, 2020, v. 1, p. 93-121.

Resumo: O setor de transportes desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no contexto urbano; no entanto, tem um impacto significativo sobre os poluentes atmosféricos e as emissões de gases de efeito estufa e o esgotamento dos recursos naturais. Portanto, este capítulo busca identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sobre transporte rodoviário e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as sinergias e os trade-offs entre as políticas climáticas e os transportes. Foram identificadas algumas ações para mitigar os impactos do transporte rodoviário no meio ambiente, com base na abordagem ASI (Avoid, Shift and Melhor) considerando aspectos como alta eficiência energética, baixa poluição e alta capacidade. Finalmente, este capítulo apresenta algumas medidas de mitigação para o transporte rodoviário com base em seis categorias e discute o custo da mudança para o transporte rodoviário sustentável, o que é uma lacuna na literatura atual. Os resultados indicam que é necessário estabelecer uma estrutura de transporte racional com boa governança, oportunidades de financiamento, transparência e visão de médio e longo prazo, priorizando ações de incentivo ao transporte ativo, que em geral tem custos baixo-médio, em comparação a grandes transformações na infraestrutura das cidades para implantação de sistemas de metrô e trilhos leves (VLT), por exemplo, que também é urgente e tem um custo (muito) alto. Todas as ações são importantes para promover cidades sustentáveis ​​em direção a um transporte de baixo carbono. que, em geral, tem custo baixo-médio, em comparação com grandes transformações na infraestrutura das cidades para implantação de sistemas de metrô e trilhos leves (VLT), por exemplo, que também é urgente e tem um custo (muito) alto. Todas as ações são importantes para promover cidades sustentáveis ​​em direção a um transporte de baixo carbono. que, em geral, tem custo baixo-médio, em comparação com grandes transformações na infraestrutura das cidades para implantação de sistemas de metrô e trilhos leves (VLT), por exemplo, que também é urgente e tem um custo (muito) alto. Todas as ações são importantes para promover cidades sustentáveis ​​em direção a um transporte de baixo carbono.

Palavras-chave: Transporte rodoviário, Emissão de gases de efeito estufa, Esgotamento de recursos, Metas de desenvolvimento sustentável, Ações de mitigação, Políticas climáticas Abordagem, ASI, Custos.

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