CALDAS, L. R.; SARAIVA, A. ; LUCENA, A. F. ; DA GLORIA, M'HAMED YASSIN R. ; SANTOS, A. S. ; TOLEDO FILHO, ROMILDO D. Building materials in a circular economy: The case of wood waste as CO2-sink in bio concrete. Resources Conservation and Recycling, v. 166, p. 105346, 2021.

Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no ciclo de vida da produção de bio-concretos de madeira (WBC) quando aparas de madeira recicladas (WS) são usadas como uma estratégia de economia circular (CE). Foram avaliados dois WBC, um com maior conteúdo de WS (WBC - HC) e outro com menor conteúdo (WBC-LC). Diferentes cenários de reciclagem e transporte de WS foram avaliados. Foi utilizada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA), considerando um escopo cradle-to-gate, comparando dois métodos de cálculo das emissões de GEE: IPCC GWP100 e GWP bio. A análise de transporte foi realizada considerando a produção de WBC em 26 cidades brasileiras, de acordo com os diferentes locais onde os resíduos de WS são gerados. Para aumentar a robustez do estudo, foi realizada uma análise de sensibilidade para: tipos de alocação de WS, origem dos WS (resíduos x materiais virgens), eficiência de transporte e matriz da rede elétrica. Verificamos que o aumento do conteúdo de WS de resíduos em WBC resultou na mitigação das mudanças climáticas para todos os casos e cenários (quando o carbono biogênico é considerado). No entanto, esse benefício pode variar de acordo com a disponibilidade dos WS e eficiência de transporte. Portanto, o transporte deve merecer atenção especial para a avaliação do CE. Quando o método GWP bio é usado e CO 2Se a captura durante o crescimento do eucalipto for contabilizada, as emissões de GEE da produção de WBC podem ser muito baixas (15 kgCO 2 -eq / m³). Concluímos que a reciclagem de resíduos de madeira para uso em WBC pode ser considerada um bom sumidouro de CO 2 e um caminho para a indústria de construção circular e de baixo carbono.

Palavras-chave: Economia circular, Avaliação do ciclo de vida (lca), Carbono biogênico, Das Alterações Climáticas, Bio-concreto, Transporte

Clique AQUI e confira o artigo.

Topo