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O encerramento da série especial "Sou Mais Coppe", promovida pela Coppe/UFRJ no Instagram, reuniu em um único vídeo os 15 alunos que deram voz aos diferenciais da maior instituição de pós-graduação em engenharia da América Latina. Entre os participantes, destacaram-se Joyce Azevedo, Doutoranda do Programa de Engenharia de Transportes que representou o PET com orgulho e entusiasmo.
Para Joyce, fazer parte da Coppe vai além da formação acadêmica: "É também poder fazer parte de uma instituição que promove diferença na sociedade a partir das pesquisas e projetos que desenvolve", afirmou.
Ao longo da série, iniciada em 25 de novembro, os depoimentos destacaram aspectos que tornam a Coppe uma referência internacional: infraestrutura de ponta, professores reconhecidos globalmente, interdisciplinaridade, conexão direta com a indústria, diversidade cultural e um ambiente que fomenta inovação e liderança.
A série não apenas reforça o papel transformador da instituição, como também celebra o sentimento de pertencimento e orgulho daqueles que constroem o presente e o futuro da engenharia no Brasil. O encerramento dessa campanha marca, mais uma vez, o protagonismo da Coppe e do PET na formação de talentos comprometidos com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento sustentável do país.
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Fonte: Instagram da COPPE
A Comissão de Seleção do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, torna público o resultado da prova oral referente ao processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, para o 2º período do ano letivo de 2025.
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Errata do Resultado da prova de inglês do processo seletivo ao Mestrado e Doutorado - 2025.2
Em meio à crescente urgência climática global, o Brasil encara um momento decisivo para o futuro de sua mobilidade urbana. A eletrificação do transporte coletivo e de carga precisa se tornar uma prioridade estratégica nacional, superando o foco restrito em automóveis particulares.
Nos grandes centros urbanos do país, milhões de brasileiros dependem diariamente do transporte público. Substituir ônibus movidos a diesel por modelos elétricos poderia reduzir drasticamente a poluição do ar e sonora, trazendo ganhos concretos à saúde pública. Estimativas apontam que a poluição atmosférica nas metrópoles brasileiras é responsável por milhares de mortes prematuras todos os anos.
Especialistas defendem um plano de descarbonização que vá além dos carros elétricos, com investimentos robustos em ônibus, trens, metrôs e na expansão do sistema ferroviário. A eletrificação do transporte coletivo se alinha à matriz energética limpa do Brasil e poderia tornar a mobilidade urbana mais justa e eficiente.
Ignorar essa oportunidade significa manter problemas estruturais como congestionamentos, desigualdade de acesso e impactos ambientais da produção de veículos individuais. A aposta em um sistema de transporte público elétrico pode gerar empregos, fomentar a inovação e posicionar o Brasil como referência na transição para uma economia de baixo carbono.
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Créditos das fotos: Volvo Group
O Projeto AcoplaRE — uma iniciativa de cooperação entre Brasil e Alemanha — promoveu nesta semana seu 4º Workshop, reunindo especialistas de diversas áreas com o objetivo de contribuir para a descarbonização dos setores industrial e de transportes urbanos no Brasil.
O componente de mobilidade urbana do projeto tem como foco principal a construção de caminhos para uma mobilidade mais neutra em carbono, ecologicamente responsável e socialmente justa. Durante o encontro, foram debatidas soluções sustentáveis para os principais desafios enfrentados pela mobilidade brasileira, com destaque para a eletromobilidade como uma alternativa estratégica para o futuro das cidades.
A partir de estudos técnicos, experiências internacionais e a realidade das cidades brasileiras, os participantes colaboraram na formulação de propostas que serão consolidadas em um conjunto de recomendações para políticas públicas voltadas à eletromobilidade no país. A expectativa é que essas diretrizes contribuam de forma concreta para tornar o setor de transportes um aliado no combate às mudanças climáticas.
Entre os participantes do workshop, destacou-se a atuação da professora do PET, Andrea Santos, que também integra o grupo de estudos do projeto. Sua participação tem sido essencial para articular o conhecimento acadêmico com as demandas práticas da mobilidade urbana sustentável.
O Grupo de Trabalho criado no âmbito do AcoplaRE apresentará em breve essas recomendações, reforçando o compromisso da parceria Brasil-Alemanha com a transição energética e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.
Fonte: Andrea Santos
Título: “Estratégias para Incentivo da Mobilidade Ativa no Acesso à Polos Geradores de Viagens: O Caso de um Campus Universitário”
Palestrante: Lucas Versiani Martins
Orientadores: Licinio da Silva Portugal
Data: 29/04/2025
Horário: 14:00
Modo: Remoto
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Banca Examinadora:
Prof. Licinio da Silva Portugal – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Cassiano Augusto Isler - USP