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A crescente popularidade das bicicletas elétricas transformou a mobilidade urbana, mas também trouxe novos desafios para a segurança no trânsito. No Brasil, onde a infraestrutura cicloviária ainda é limitada, a convivência entre ciclistas convencionais e os usuários de modelos motorizados tem gerado preocupações, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro.
O professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, alerta que a alta velocidade das bicicletas elétricas pode comprometer o tempo de reação dos usuários e aumentar o risco de colisões, principalmente em ciclovias estreitas e compartilhadas. “Essas vias não foram planejadas para esse novo tipo de mobilidade, e isso exige uma adaptação tanto na infraestrutura quanto na regulamentação”, explica.
Atento a essa realidade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras para tentar equilibrar inovação e segurança. Entre as normas, a potência dos motores das bicicletas elétricas deve ser limitada a 350 watts, e a velocidade máxima permitida é de 25 km/h. “A regulamentação por si só não basta. É fundamental garantir a conscientização dos usuários e um monitoramento adequado para que as regras sejam realmente eficazes”, ressalta.
Para tornar o trânsito mais seguro e organizado, ele sugere algumas medidas essenciais:
Expansão da faixa cicloviária para pelo menos 4,5 metros;
Criação de faixas exclusivas para bicicletas elétricas em vias de tráfego intenso;
Implementação de zonas de baixa velocidade para maior segurança;
Reforço na sinalização e fiscalização, incluindo o uso de radares móveis específicos;
Campanhas educativas para conscientizar ciclistas e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.
Diante da rápida evolução da mobilidade urbana, é essencial que as cidades se adaptem para garantir que inovação e segurança caminhem juntas.
Fonte: COPPE UFRJ
A Profª. Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, participou de um vídeo para a H2Brasil, no qual destacou a relevância das pesquisas sobre hidrogênio e seus impactos na mobilidade urbana e no setor energético.
Segundo a professora, a nova economia do hidrogênio exige um processo contínuo de testes e disseminação de conhecimento, e as plantas-piloto nas universidades desempenham um papel essencial nesse amadurecimento tecnológico. “A importância dessas plantas-piloto nas universidades, onde a gente está testando, produzindo artigos e divulgando dados, é fundamental para apoiar no conhecimento e no amadurecimento dessa tecnologia”, relatou.
No PET/COPPE/UFRJ, os pesquisadores estão analisando como o hidrogênio pode influenciar redes de energia e contribuir para novas soluções de mobilidade sustentável. “Desenvolvemos pesquisas para entender como esse hidrogênio pode trazer uma série de impactos em termos de rede, sistema de energia e também como o hidrogênio vai apoiar na micromobilidade”, explicou a professora.
Um dos projetos em andamento envolve bicicletas elétricas híbridas movidas a hidrogênio. Esses veículos possuem, além da bateria tradicional, cilindros para armazenamento de hidrogênio na forma gasosa. “Temos no projeto quatro bicicletas que são bicicletas elétricas híbridas a hidrogênio. A gente faz testes de autonomia e avalia o impacto dessa bicicleta no sistema de mobilidade em cidades, por exemplo, na entrega de mercadorias”, destacou Andrea Santos.
A pesquisa reforça o potencial transformador do hidrogênio na mobilidade das cidades. “Tem um potencial muito grande para revolucionar a mobilidade urbana”, concluiu a professora.
Confira o vídeo completo AQUI.
Título: “Análise da Efetividade dos Indicadores de Desempenho em Contratos de Manutenção Rodoviária no Âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”
Palestrante: Victor Hugo Trindade da Silva
Orientador(es): Matheus Henrique de Sousa Oliveira
Data: 28/03/2025
Horário: 14:00
Modo: Remoto
Clique AQUI e acesse a Transmissão!
Banca Examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Profª. Sandra Oda – PET/COPPE/UFRJ
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril de 2025.
O processo seletivo é regulamentado pelo Edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024 e oferece vagas para candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área de Engenharia de Transportes, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor.
Os critérios de seleção, prazos e procedimentos para inscrição estão detalhados no Edital Nº 937/2024.
Não perca essa oportunidade de ingressar em um dos programas mais renomados do Brasil na área de Engenharia de Transportes! Garanta a sua vaga!
Período de Inscrições: até 18/04/2025
Título: “Estudo Identificação de Pontos Críticos para Implantação de Projetos de Segurança Viária a Partir do Uso de Sistemas de Informações Geográficas em Conjunto com Análise Hierárquica: Um Estudo de Caso da Cidade do Rio de Janeiro.”
Palestrante: Gabriel Nakalski Farias
Orientador(es): Prof. Glaydston Mattos Ribeiro
Data: 26/03/2025
Horário: 10:00h
Local: Centro de Tecnologia, Bloco H-106, sala 01
Banca Examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Licinio da Silva Portugal – PET/COPPE/UFRJ