A professora Joana Portugal Pereira, da Coppe/UFRJ, é uma das autoras do Relatório de Lacuna de Emissões 2020, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (Pnuma) nesta quarta-feira, 9 de dezembro. De acordo com o relatório, uma recuperação verde no pós-pandemia é essencial para aproximar o mundo das metas do Acordo de Paris. Políticas públicas corretas poderiam reduzir até 2030 um quarto das emissões de gases causadores do efeito estufa, tornando-as próximas dos níveis necessários para conter o aquecimento global em 2º C, acima dos níveis pré-industriais.
O Relatório anual sobre Lacuna de Emissões 2020 mostra que apesar da queda nas emissões causada pela pandemia, o mundo se direciona para um aumento da temperatura global aproximadamente de até 3º C neste século. A queda prevista de 7% nas emissões globais de CO2 equivalente no ano de 2020 terá um efeito irrelevante na mudança climática no longo prazo.
“A queda nas emissões que presenciamos este ano não foi estrutural. É preciso que seja uma redução gradual, contínua, de longo prazo e global. As emissões não caíram porque adotamos medidas de eficiência energética, mudamos nossas tecnologias, ou adotamos combustíveis menos poluentes”, explica a professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe.
Clique AQUI e saiba mais.