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Notícias

09 12 PET Noticia EduardoPaesPrefeito eleito do Rio, Eduardo Paes terá uma série de desafios assim que assumir a prefeitura em janeiro de 2021. Uma das dificuldades enfrentadas pelo novo chefe do poder executivo será resolver os problemas referentes ao transporte público, área que afeta milhares de cariocas todos os dias. O Professor do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, Rômulo Orrico, apontou que Paes terá que reverter a redução da frota do BRT, diminuição de linhas e degradação dos ônibus, problemas relacionados ao valor da tarifa, que é uma das mais altas do mundo, além de discutir a concessão da linha amarela.

Confira AQUI a matéria na íntegra.

07 11 PET Noticia WebinarZeroCarbonoWebinar: A Revolução da Mobilidade Elétrica - Transição para um transporte zero carbono

Data: 15/12/2020
Horário: 18:00h
Local: Transmissão online

Clique AQUI para acessar a transmissão.

Participantes:

Ramón Cruz - Presidente Sierra Club
Andréa Santos - Professora PET/COPPE/UFRJ
Valéria Xavier - PET/COPPE/UFRJ
André Cristóvão - PET/COPPE/UFRJ
Fernanda Amaral - PET/COPPE/UFRJ
Paulo Kazuo - PET/COPPE/UFRJ
Filipe Leal - PET/COPPE/UFRJ

 

30 11 PET Noticia FestivalInovacaoChegamos ao grande final do nosso programa de inovação! Já começaram as apresentações dos projetos que foram desenvolvidos nos últimos meses. Este é um momento de comemoração e queremos te convidar para a nossa festa. Se você estiver interessado em saber quais são as tecnologias que prometem transformar uma cidade inteligente e protagonizada por pessoas pretas não perca o nosso Festival de Inovação do Ubuntu_labe.

Serão 3 dias, 9 Akunjis, 27 participantes, 24 extensionistas, vários investidores, parceiros e multiplicadores. Todos os dias, das 18h30 às 20h30, com transmissão pelo nosso canal no youtube.

Clique AQUI para acessar e se inscrever no canal para receber a notificação quando a sessão começar.

AGENDA:

Dia 01 (30/11) - VIDA URBANA: Alimentação e Black Money

Projeto Asante

Propósito: Disseminar conhecimentos ancestrais acerca da alimentação saudável e, futuramente, implementação de uma horta comunitária baseada nesses conhecimentos, com o fim de combater a insegurança alimentar enfrentada pela população preta e periférica carioca.

Maniva

Propósito: Atuar no combate a exponencial dos desertos alimentares nas áreas urbanas e peri urbanas gerando impacto direto e significativo na segurança alimentar dessas , gerando resultados positivos em relação as alarmantes estatísticas do nutricídio que essa população vem sofrendo

️Central Afro

Propósito: Fazer o black money girar e melhorar a distribuição de renda dentro da comunidade preta, impactando diretamente nas desigualdades que permeia a mesma.

DIA 02 (01/12) - EDUCAÇÃO POPULAR: Educação Favelada, Acesso à Informação, Ética e Privacidade Digital

Tela Preta Tech

Propósito: Capacitar essas mulheres pretas moradoras de favela em tecnologias como programação, pacote office e edição de vídeos em um ambiente acolhedor de diálogos e questionamentos, sempre trazendo de questões de raça, gênero.

️Santa Hack

Propósito: Promover a introdução ao universo da tecnologia a crianças e jovens da região de Santa Cruz através de um pedagogia baseada em jogos e aprendizado interativo.

️ANAS

Propósito: Promover à mulheres o direito de ir e vir sem sofrerem nenhum tipo de violência nos transportes da cidade do Rio de Janeiro

DIA 03 (02/12) - SAÚDE: Acesso à Informação e Saúde e Segurança da Mulher

Moja Dev

Propósito: Ampliar o acesso as informações sobre serviços essenciais públicos e autônomos para a população preta e periférica do Rio de Janeiro, iniciando pelo aplicativo sobre os serviços da Assistência Social.

️Odílias

Propósito: Promover a autonomia da mulher negra, cisgênera ou transgênera, no seu processo de autocuidado e saúde com o auxílio da informação e tecnologia.

️SegurasRio

Propósito: Fazer com que a Rede SegurasRIo seja um lugar de apoio e encontro para mulheres que sofrem com falta de segurança nos espaços públicos da Cidade do rio de Janeiro

03 11 PET Noticia PretosPardosCom a intenção de tornar a cidade do Rio de Janeiro em um lugar mais inclusivo, diverso, tecnológico e digno para a comunidade preta e parda, foi implantado na UFRJ o programa Ubuntu_Labe que já resultou em nove projetos, e conta com a participação do professor Matheus Henrique Oliveira, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ. Esta inciativa tem como objetivo desenvolver as políticas públicas de igualdade racial na cidade do Rio de Janeiro e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Depois de seis meses de desenvolvimento, os nove projetos serão apresentados pelos participantes, nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, das 18:30 as 20:30, com transmissão pelo canal do U_labe no youtube.

Aberta ao público, a apresentação será direcionada a pessoas avaliadas como capazes de abrir as portas aos integrantes do Ubuntu_Labe, oferecendo mentoria, oportunidades e recursos, incluindo os financeiros, para que possam dar continuidade aos projetos. Além do professor Matheus, participam da organização do programa: Christian Basílio, aluno de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ; Joana Ribeiro, facilitadora de processos criativos e colaborativos; Lawrence Duarte, aluno de Biblioteconomia da UFRJ: e Rafael Ramires, aluno de Tecnologias Educacionais na Universidade Estácio.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

23 11 PET Noticia PETganhapremioO artigo dos alunos Marina Leite de Barros Baltar e Victor Hugo Souza de Abreu receberam o prêmio de Produção Científica na 34º ANPET – Congresso Nacional de Pesquisas em Transportes - 100% digital, ocorrido entre 16 e 20 de novembro de 2020.

O artigo premiado se chama “UM MODELO DE MINIMIZAÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE REBOQUES QUE REALIZAM ATENDIMENTOS A INCIDENTES EM VIAS EXPRESSAS” e relaciona-se ao assunto tratado na tese de Marina Baltar. Os orientadores da elaboração do artigo foram os Professores do PET/COPPE/UFRJ Glaydston Mattos Ribeiro e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite.

Confira o Resumo do artigo:

Este artigo propõe um modelo matemático para a localização ótima de reboques de atendimento a incidentes em vias expressas com o objetivo de minimizar as emissões de CO2, tendo como restrições um tempo médio máximo para atendimento e um número limitado de equipamentos. O modelo foi aplicado a dados reais de incidentes da Avenida Brasil, disponibilizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade do Rio de Janeiro (CET-Rio). Para fins de análise, foram considerados 3.080 incidentes ao longo de toda a via, coletados em 2018. Os resultados indicam que o modelo é capaz de fornecer boas soluções para o problema e que, embora geralmente o aumento no número de reboques acarrete em aumento do número de atendimentos, em alguns casos específicos isso pode não acontecer, já que nem sempre a melhor configuração é aquela que atende a um maior número de incidentes, mas sim aquela que emite menos CO2

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