unnamed 2Obteve o título de Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Brasil, em 2000. Recebeu um MBA da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil, em 2002, e Mestrado em Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2003. Doutorou-se em engenharia naval pela COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2008. Atualmente é coordenador do Programa de Logística Verde Brasil. Ele também coordena uma linha de pesquisa com o SCALE-MIT focada em cadeias de suprimentos sustentáveis. Fez seu pós-doutorado em Transportes e Logística no Megacity Logistics Lab no MIT, Cambridge, MA, em 2014–2015, desenvolvendo modelos para avaliar o transporte de carga em redes de transporte público. Atualmente, é Professor Associado de Logística e Simulação no Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, e também Professor do Programa de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sua pesquisa se concentra em modelagem estocástica e otimização por meio de simulação, tomada de decisões baseada em dados (analytics) e quantificação de incertezas. As áreas de aplicação de interesse incluem gestão de cadeia de suprimentos, logística e transportes, pesquisa operacional urbana, cidades inteligentes e gestão de operações sustentáveis.

Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

lattes Lattes

servletrecuperafoto 2Professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da UFRJ desde 2012 e do Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ. Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2000), tendo defendido a tese intitulada Análise da viabilidade técnica da utilização do ligante asfalto borracha em obras de pavimentação; mestrado em Engenharia de Transportes na área de gerência de vias não pavimentadas pela Universidade de São Paulo (1995) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Foi coordenadora (2018-2021) e vice coordenadora (2015-2018) do curso de graduação em Engenharia Civil da UFRJ. Atualmente é representante do CT/UFRJ no Comitê Institucional do PIBIC-UFRJ e atua como especialista para o Programa de Acreditação de Organismos de Inspeção na área de Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI) para o INMETRO. Participa de projetos de pesquisa sobre uso de rejeitos, resíduos e fibras em materiais para pavimentação; projeto de conversão de calor do pavimento asfáltico em energia, projetos que tratam da aplicação de ACV (avaliação de ciclo de vida) em pavimentação, pesquisas empregando plásticos em materiais para pavimentação asfáltica e de projetos na área de sistemas de gerência de pavimentos, atuando na área de infraestrutura de transportes.

Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

lattes  Lattes

Matheus 20Professor da COPPE/UFRJ com pesquisa na área de novas tecnologias de transporte (MaaS) e modelos de concessão e financiamento de transportes. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Sistemas de Transporte pelo Doctoral Program in Transport System -MIT Portugal pela Universidade Técnica de Lisboa (2018). É um dos co-fundadores do Biklio - Bike with Benefits, startup que incentiva o uso de bicicletas enquanto coleta dados para políticas de priorização dos modos suáveis. Em 2016, foi pesquisador visitante no Massachusetts Institute of Technology sob orientação do prof. John Akula. No Brasil, colabora com a Rede de Estudos De Engenharia e Socioeconômico em Transportes. Em Portugal participou de projetos de pesquisa sobre Parcerias Publico Privadas e financiamento ao investimento de transportes sob orientação do Profa. Rosário Macário. Entusiasta do impacto das novas tecnologias sobre os sistemas de transporte urbanos, desenvolveu em 2016 a +MetroBH, plataforma de co-desenho e consulta pública sobre o metrô de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento, regulamentação, redes de transporte e contratos. Atua mais recentemente nos temas do desenvolvimento de novas ferramentas de coleta e análise de dados, consulta e participação pública para a construção de cidades inteligentes de alto impacto e baixo custo. 

lattes Lattes

LICENCIADO - LONGA DURAÇÃO (MAIS DE 45 DIAS)

marinaEngenheira Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2022) pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Atuou como Engenheira de Transportes na Companhia de Engenharia de Tráfego no Rio de Janeiro com experiência no planejamento e operação de eventos e obras que impactam o tráfego. Entre 2018 e 2021, atuou como docente do curso de Graduação de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência na área de Engenharia de Transportes, principalmente em Engenharia de Tráfego, Planejamento de Transportes e Mobilidade.

Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

lattes Lattes

LICENCIADA - LONGA DURAÇÃO (MAIS DE 45 DIAS)

24 07 PET AndreaCorpoDocente

Professora do Programa de Engenharia de Transportes (PET) com Doutorado pela COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Foi consultora na Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo sido contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica do projeto. Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, políticas sobre mudança do clima; mudanças climáticas (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência de cidades) e sustentabilidade. Também tem experiência consolidada no gerenciamento de projetos e de pessoas. Atualmente é Coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes e Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

lattes Lattes

Subcategories

Topo