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Neste quarto episódio da série “A Engenharia e os desafios olímpicos”, a professora Andrea Santos, coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, analisa a mobilidade da cidade de Paris durante os jogos. De acordo com Andrea, quando uma cidade é sede de jogos olímpicos, ela deve prover uma estrutura de transporte segura, eficiente e mostrar as boas práticas que existem para a mobilidade. A professora diz que, no caso de Paris, o sistema de metrô é bem eficiente e a cidade conta com várias possibilidades para transporte, a exemplo de ciclovias e bicicletas compartilhadas.
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Fonte: Coppe/UFRJ
Um estudo publicado nesta segunda-feira, 5 de agosto, na revista Nature, revela que as ondas de calor estão causando sérios problemas nos sistemas de transporte em diversos países. O artigo, intitulado "We need to prepare our transport systems for heatwaves — here’s how", conta com a coautoria da professora Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da Coppe/UFRJ, e destaca que as populações mais vulneráveis são as mais afetadas pela mobilidade comprometida devido ao calor extremo.
O estudo aponta como as ondas de calor afetaram o dia a dia da população e o funcionamento dos transportes nesses locais. Também, os autores do estudo preveem que esses problemas aumentarão à medida que o aquecimento global se intensificar e que os efeitos das ondas de calor afetam desproporcionalmente as comunidades desfavorecidas.
Para enfrentar esses desafios, os especialistas propõem um roteiro que inclui a avaliação de riscos climáticos e a implementação de soluções de baixo custo para melhorar a resiliência aos extremos climáticos no curto e médio prazo. A longo prazo, estratégias devem ser desenvolvidas para adaptar continuamente os sistemas de transporte às mudanças climáticas. A professora Andrea Santos ressalta que no Brasil os impactos das ondas de calor nos transportes ainda não são mapeados, mas é crucial entender esses riscos e promover medidas de adaptação urgentes.
Por isso, os especialistas sugerem diversas abordagens que podem possibilitar respostas eficientes a esses problemas e enfatizam a importância de continuar as pesquisas para entender melhor as disparidades no impacto do calor e desenvolver estratégias inclusivas para mitigar esses efeitos.
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Fonte: Nature
A Coppe/UFRJ teve 24 professores contemplados no programa Cientista do Nosso Estado (CNE) e 4 no Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj, lançados em 2023. Dentre os contemplados no programa CNE está o professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes, com o projeto "Métodos de otimização aplicados ao problema de localização de carregadores para caminhões elétricos de longa distância".
O número de contemplados da Coppe no programa Cientista do Nosso Estado equivale a 40% das 60 bolsas destinadas às Engenharias. Nos dois editais, a UFRJ foi a instituição que teve o maior número de contemplados, sendo 160 no CNE e 44 no JCNE, incluindo os da Coppe. As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O resultado dos editais foi divulgado no dia 25 de julho e ao todo foram concedidas 446 bolsas para o CNE e 190 para o JCNE, envolvendo 33 instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.
O resultado foi liberado e o Professor Márcio D’Agosto é contemplado na premiação do Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024, concorrendo na categoria "Executivo Destaque".
O Troféu Frotas & Fretes Verdes premia profissionais e empresas que, pelo seu desempenho e de seus produtos e/ou serviços, merecem ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.
Clique AQUI para a acessar a notícia que fizemos sobre a nomeação do professor!
Fonte: Instituto Besc
A mudança climática traz desafios para o setor de transporte, afetando a infraestrutura e a segurança devido a eventos climáticos extremos. É essencial integrar considerações climáticas nos projetos de infraestrutura, com destaque para a importância da Análise de Risco Climático (ARC). O estudo feito pelo Dr. Victor Hugo Souza de Abreu e as Professoras Andrea Santos e Sandra Oda examina metodologias de ARC no setor de transporte, ressaltando suas vantagens e desafios, e enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada e holística para enfrentar os impactos climáticos.
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Fonte: Instagram