Herramientas de Accesibilidad
O Programa de Engenharia de Transportes da UFRJ torna pública a Chamada Interna 01/2021/PRO/PET para apoio à revisão ortográfica de texto de manuscrito na língua inglesa, no Programa de Engenharia de Transportes, e os convoca a apresentarem propostas que atendam aos termos aqui estabelecidos.
Clique AQUI e confira a chamada.
Título: Referências Espaciais para Integração Dinâmica entre Mobilidade e Ambiente Construído
Palestrante: Pedro Dias Geaquinto
Data: 20/12/2021
Horário: 11hrs
Local: Transmissão online
Confira AQUI o link para a transmissão.
Banca examinadora:
Prof. Romulo Dante Orrico Filho (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Guilherme de Castro Leiva – CEFET/MG
Profa. Laura Silvia Bahiense da Silva Leite - PET/COPPE/UFRJ
A Comissão Eleitoral para indicação da nova coordenação do PET, Gestão 2022/2023, composta pelo Prof. Paulo Emílio Miranda, pela Técnica Sueli Viana e pelo Discente Victor Hugo Abreu, informa a todos que entre os dias 16/12 e 17/12 ocorrerá o processo de votação via internet. De acordo com o regimento aprovado pelo Colegiado do Programa e disponível AQUI, o calendário a ser seguido é o seguinte:
Evento | Início | Final |
---|---|---|
Preparação das listagens de eleitores |
07/12/2021 |
08/12/2021 |
Formalização das candidaturas |
09/12/2021 |
14/12/2021 |
Apresentação das chapas |
15/12/2021 (12:00h) |
15/12/2021 (13:30h) |
Votação eletrônica |
16/12/2021 |
17/12/2021 |
Apuração dos resultados |
20/12/2021 |
20/12/2021 |
O debate do dia 15/12/2021 será realizado às 12:00. Com isso, assim que a Comissão receber a listagem dos eleitores, todos os habilitados receberão o link do Google Meet.
Cada membro do corpo social do PET (docente, funcionário técnico/administrativo ou discente) receberá um link do Google Forms para realizar sua votação entre às 09h:00 do dia 16/12/2021 e às 18h:00 do dia 17/12/2021. A apuração será realizada no dia 20/12/2021.
Esperamos que todos participem!
Comissão Eleitoral
Título: Understanding Transport-Related Social Exclusion trough the lens of Capabilities Approach: Does Better Accessibility Help to Reduce Social Exclusion?
Palestrante: Luciana Costa Brizon
Data: 20/12/2021
Horário: 14hrs
Local: Transmissão online
Confira AQUI o link para a transmissão.
Banca examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Licinio da Silva Portugal (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Ciro Biderman - FGV
Profa. Mariana Abrantes Giannotti - POLI/USP
Prof. Rafael Henrique Moraes Pereira - IPEA
O artigo The unbundling project applied to the Açailândia – Barcarena rail link in Brazil: Why didn’t it work?, publicado na revista Case Studies on Transport Policy , de autoria de Jéssyka Wisnieski Souza (ex-aluna de Mestrado), Hostilio Xavier Ratton Neto (Professor), Fabio Santos Cerbino e Marina Donato (alunos de Doutorado), pesquisadores do LESFer (Espaço Tecnológico Professor Amaranto Lopes Pereira), do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, é o ganhador do Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura, na Categoria IV – Ferrovias. O Prêmio foi criado pela CAPES e o Ministério da Infraestrutura em 2021 e tem por objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos científicos de alta qualidade e relevância, aceitos e/ou publicados em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura. As categorias para premiação, nesta primeira edição, envolveram aspectos relacionados à governança, à aviação civil, ao planejamento, a ferrovias e à sustentabilidade. O artigo premiado se inseriu no tema geral da Análise Comparativa entre Modelos Vertical, Horizontal ou Misto para Modelagem de Concessões Ferroviárias.
O artigo avaliou se as condições específicas da licitação da ligação ferroviária Açailândia – Barcarena, trecho final da Ferrovia Norte-Sul, teriam contribuído para o abandono da primeira tentativa de introdução de um modelo de desverticalização para as concessões ferroviárias e examinou alguns contextos prospectivos para que pudesse se tornar viável. Levando-se em conta as condições impostas pelo edital quanto ao aspecto financeiro frente às peculiaridades do mercado local de transporte ferroviário, foram estimados o potencial econômico da área de influência da ferrovia, a demanda e as tarifas de cobrança necessárias para a viabilização do corredor. Os resultados indicaram que houve erros na concepção e montagem do processo licitatório que, se corrigidos, ampliariam as perspectivas de sucesso na viabilização do projeto.
Como a renovação das concessões verticais, em vigor desde os anos 90, está sendo antecipada e envolve a possibilidade de as concessionárias devolverem ao governo trechos não operados, por não serem comercialmente viáveis em sua escala de negócios, concessões nos moldes da ligação Açailândia – Barcarena são uma das opções para permitir a retomada de sua exploração, criando o mercado de short lines no País, como existe nos Estados Unidos da América do Norte. O caso estudado trouxe à baila elementos pertinentes para a discussão dessa questão.