15 09 PET NoticiaA UFRJ é a melhor universidade federal do país. A avaliação é do QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos. O estudo, publicado no dia 25/8, foi produzido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Nessa 11ª edição do ranking, 416 instituições da América Latina foram avaliadas. Na região latino-americana, a UFRJ ficou em nono lugar pela quarta vez consecutiva.

A média da UFRJ na pesquisa foi de 91 pontos, de um total de 100. Ao todo, oito quesitos foram avaliados:

• rede de pesquisa internacional;
• publicações por faculdade;
• quantidade de professores com doutorado;
• impacto na internet;
• citações por artigo;
• artigos por faculdade;
• reputação acadêmica;
• reputação entre empregadores.

A Universidade teve nota máxima em dois indicadores: impacto na internet e quantidade de professores com doutorado.

Entre as 95 universidades brasileiras classificadas, três aparecem entre as dez melhores da América Latina − além da UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na segunda posição, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em sétimo lugar.

*Texto de Victor França, para o Conexão UFRJ