Notícias

16 04 24 PET Ata noticiaClique AQUI e acesse a Ata de Reunião da Comissão de Avaliação referente ao Edital PET N° 01/2024 - Seleção Interna para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

16 04 Noticia DefesaDissertacao RafaelFalcaoTítulo: “Metodologia para Análise da Resiliência do Transporte Público Frente à Escassez de Combustíveis Fósseis por Meio de Bilhetagem Georreferenciada: Estudo de Caso do Município do Rio de Janeiro.”

Palestrante: Rafael Ribeiro Falcão da Silva

Orientador: Matheus Henrique de Souza Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Data: 29/04/2024
Defesa Híbrida: CT - Bloco H – sala 115 -  Transmissão Online

Clique AQUI para acessar a transmissão.

Banca Examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Souza Oliveira (Orientador) – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Lino Guimarães Marujo – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Fabio Duarte de Araújo Silva - MIT/PUC-PR

10 04 PET SeleçãoInterna noticiaO Programa de Engenharia de Transportes informa que abriu processo seletivo para concessão de Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior com início entre setembro à novembro de 2024, no âmbito do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). A seleção seguirá o Edital Capes Nº 6/2024 e a Portaria Capes nº 77.

Confira o Edital AQUI.

15 04 PET Prof. Paulo Emílio docente NoticiaO Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ recebeu na última quarta-feira, dia 10 de abril, uma delegação da Prefeitura Municipal de Maricá que veio discutir com a equipe, coordenada pelo professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, alguns detalhes sobre a implantação nesta cidade do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio desenvolvido em parceria com a instituição e a empresa Tracel Industrial.

Liderada pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Magnun Assumpção Amado, e pelo diretor de Inovação e Científica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Ciro Torres, a delegação também conheceu as instalações do laboratório da Coppe e circulou na Cidade Universitária a bordo da versão do veículo que rodará em Maricá, nos próximos meses, durante o período de testes em situação real.

Empresas brasileiras e francesas já demonstram interesse em fabricar o veículo. No mês passado, durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, e o professor da Coppe, Paulo Emílio, assinaram um memorando de entendimentos com o presidente da empresa francesa HyFiT, Bertrand Ciavaldini, e com o diretor da brasileira Ydrogenio, Pedro Henrique Kool. Tais empresas estão interessadas na industrialização dos ônibus híbridos elétricos-hidrogênios em Maricá.

15 04 PET Prof. Paulo Emílio docente Noticia2 15 04 PET Prof. Paulo Emílio docente Noticia3 15 04 PET Prof. Paulo Emílio docente Noticia4

10 04 PET Exame de Qualificação Filipe NoticiaTítulo: “Modelo de Negócios para Smart Transport Systems: O Caso da Eletrificação do Transporte Público por Ônibus.”

Palestrante: Filipe Leonardo Cardoso de Souza

Orientador: Matheus Henrique de Sousa Oliveira
Data: 15/04/2024
Local: Híbrida - CT - Bloco H – sala 115

Clique AQUI para acessar a transmissão.

Banca Examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira(Orientador) – PET/COPPE/UFRJ