05 01 PET Capes NotíciaParceria entre as duas organizações reconhece pesquisas na área de mobilidade urbana

 A CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen celebraram, nesta quinta-feira, 30/12, acordo de cooperação técnicapublicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31 de dezembro de 2021 – que vai premiar artigos científicos sobre mobilidade urbana sustentável. O Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável será oferecido a cada dois anos a três pesquisadores brasileiros, autores de artigos científicos aceitos ou publicados em periódicos científicos de alto impacto acadêmico, relacionados à área em questão.

A iniciativa pretende estimular e dar ampla divulgação, no País e no exterior, a pesquisas e estudos acadêmicos sobre fontes limpas e alternativas de energia para os meios de transportes rodoviários leves e pesados. O documento estabelece premiações em 2022 e 2024. O edital está previsto para ser publicado ainda no primeiro semestre de 2022, no Diário Oficial da União.

Os vencedores receberão prêmio individual em dinheiro, no valor de R$25 mil. Os valores serão oferecidos pela Fundação Grupo Volkswagen. A premiação será conduzida por uma comissão organizadora, composta por quatro membros, dois de cada instituição. Caberá à CAPES a coordenação geral dos trabalhos.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em São Bernardo do Campo (SP). Sua missão é promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento de comunidades.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Topo