10 05 Noticia PET ImpactoClimaticoDesde o primeiro relatório de avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), concluído em 2016, seus autores já chamavam atenção para o aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Fato que exige planos de adaptação nas cidades, como explica a professora Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, e também secretária executiva do PBMC.

Andrea foi coordenadora e também uma das autoras do estudo AdaptaVias, realizado para o Ministério dos Transportes, em 2022, com o objetivo de identificar os impactos e riscos climáticos sobre a infraestrutura terrestre. O estudo dará subsídios para tomadas de decisão para a adaptação aos impactos causados pela mudança do clima. Dentre os principais impactos, Andrea destaca risco a alagamentos e inundações, deslizamento, erosão, altas temperaturas e incêndios e queimadas.

Como alerta a professora da Coppe, um exemplo atual é a tragédia no Rio Grande do Sul, que já causou a morte de quase 100 pessoas até a manhã desta quarta-feira, dia 8 de maio, além de mais de uma centena de desaparecidos e mais de 200 mil pessoas que estão fora de suas residências. Cidades e bairros inteiros submersos, aeroportos fechados, estradas interrompidas, estações de tratamento de água inoperantes demonstram o tamanho do desafio em recuperar de forma rápida toda a infraestrutura danificada. “Muitas pontes colapsaram e há bloqueios totais e parciais em cerca de 100 trechos de mais de 41 estradas do estado, o que impede o transporte terrestre, incluindo o acesso para resgate e ajuda humanitária”.

Para mitigar tais consequências, o estudo recomenda melhoria do planejamento espacial integrado, em relação aos alinhamentos de rodovias e ferrovias, para garantir que os ecossistemas críticos adjacentes, que servem como amortecedores contra inundações, erosões, aumentos de temperaturas, entre outros, sejam mantidos e protegidos. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da chamada Adaptação Baseada em Ecossistemas (AbE), conforme explica a professora da Coppe.

Clique AQUI para conhecer o estudo!  

Topo