01 07 PET Estádio do Flamengo noticiaAposta na revitalização da Zona Portuária e de São Cristóvão, nova arena para 80 mil pessoas preocupa por ficar em área conhecida por trânsito intenso. Na avaliação de Ronaldo Balassiano, professor aposentado do programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, a questão da mobilidade será crucial para o projeto do novo estádio.

A construção de um estádio do Flamengo no antigo terreno do Gasômetro é mais uma aposta na revitalização da Zona Portuária do Rio e de São Cristóvão, bairro incluído recentemente no projeto Porto Maravilha. Nesta segunda-feira, a prefeitura publicou o decreto de desapropriação da área de 88,3 mil metros quadrados, onde o clube planeja lançar a pedra fundamental já em outubro.

“É preciso planejar como fica a mobilidade na região, que hoje já é ruim. Um jogo no fim de semana é mais tranquilo, mas em dias de semana vai criar uma demanda além da normal da cidade. É uma questão que precisa ser muito bem desenvolvida. Uma ideia é que, dentro desse contrato que vai ser feito com o Flamengo, fique claro como o público chegará ao estádio, já que isso também é de interesse do clube”, disse o professor Ronaldo Balassiano ao jornal O Globo. Ele ressaltou que, apesar da proximidade com o Terminal Gentileza, a arena vai atrair um público muito grande que não utiliza transporte público.

Fonte: O Globo e Veja Rio

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