09 07 PET Bicicleta noticia"Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão na vanguarda da inovação com a produção de hidrogênio verde e aplicação em bicicletas movidas à hidrogênio verde, uma alternativa promissora para um futuro mais sustentável.

Este projeto pioneiro está em fase final de desenvolvimento e busca apoio para se tornar uma realidade comercial. Os testes deste novo combustível estão sendo realizados no Laboratório Sustentável da UFRJ. O hidrogênio verde, que não polui, oferece uma autonomia dez vezes maior que as bicicletas elétricas tradicionais. Enquanto uma bicicleta elétrica precisa ser recarregada a cada 15 km, a bicicleta movida a hidrogênio verde pode percorrer até 150 km antes de necessitar de uma nova recarga. O tanque de combustível, localizado no quadro da bicicleta, tem capacidade para armazenar até 2 litros de hidrogênio, e a recarga completa dura menos de 2 minutos.
Conforme relato da Prof.ª Andrea Santos (Coordenadora do PET), uma única carga pode durar até quatro dias, o que torna essa tecnologia particularmente revolucionária para entregas de mercadorias em distâncias mais longas dentro de ambientes urbanos. A ideia da bicicleta elétrica é deixar de usar veículos movidos a combustíveis fósseis, é aí que entra o potencial do hidrogênio verde como fonte de energia limpa e mais sustentabilidade, pois você deixa de usar as baterias de lítio e passa a usar o hidrogênio e um supercapacitor que funciona como uma bateria.

A Prof.ª Andrea Santos informa que o mundo precisa descarbonizar a matriz elétrica e migrar para uma economia de baixo carbono, especialmente no Setor de Transportes, que é intensivo em emissões de carbono. O projeto é fruto de uma cooperação Brasil-Alemanha e envolve atualmente três laboratórios da COPPE. A preocupação com o meio ambiente tem sido prioridade em muitos países que buscam fontes de energia limpa. O hidrogênio, elemento químico mais abundante no universo, destaca-se como uma das fontes renováveis mais relevantes. Com capacidade de produzir hidrogênio a um preço competitivo, o Brasil está bem-posicionado para liderar essa transformação energética no futuro. A COPPE UFRJ, através deste projeto, reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais verde e limpo."

Confira AQUI o Vídeo e a reportagem completa no G1!