Accessibility Tools

07 08 PET Precisamos noticia 2Um estudo publicado nesta segunda-feira, 5 de agosto, na revista Nature, revela que as ondas de calor estão causando sérios problemas nos sistemas de transporte em diversos países. O artigo, intitulado "We need to prepare our transport systems for heatwaves — here’s how", conta com a coautoria da professora Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da Coppe/UFRJ, e destaca que as populações mais vulneráveis são as mais afetadas pela mobilidade comprometida devido ao calor extremo.

O estudo aponta como as ondas de calor afetaram o dia a dia da população e o funcionamento dos transportes nesses locais. Também, os autores do estudo preveem que esses problemas aumentarão à medida que o aquecimento global se intensificar e que os efeitos das ondas de calor afetam desproporcionalmente as comunidades desfavorecidas.

Para enfrentar esses desafios, os especialistas propõem um roteiro que inclui a avaliação de riscos climáticos e a implementação de soluções de baixo custo para melhorar a resiliência aos extremos climáticos no curto e médio prazo. A longo prazo, estratégias devem ser desenvolvidas para adaptar continuamente os sistemas de transporte às mudanças climáticas. A professora Andrea Santos ressalta que no Brasil os impactos das ondas de calor nos transportes ainda não são mapeados, mas é crucial entender esses riscos e promover medidas de adaptação urgentes.

Por isso, os especialistas sugerem diversas abordagens que podem possibilitar respostas eficientes a esses problemas e enfatizam a importância de continuar as pesquisas para entender melhor as disparidades no impacto do calor e desenvolver estratégias inclusivas para mitigar esses efeitos.

Para ler o artigo completo, clique AQUI.

Fonte: Nature

Topo