A doutora pelo Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Verônica Ghisolfi, conquistou o Prêmio Nacional Cátedra Abertis – doutorado em Mobilidade Sustentável 2024, de melhor tese defendida em 2023 no Brasil.
Intitulada “A system dynamics-based analysis on the time response of freight transport system to decarbonization measures” (Uma análise baseada em dinâmica de sistemas sobre a resposta temporal do sistema de transporte de carga às medidas de descarbonização), a tese de Verônica foi defendida no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, sob orientação do professor Glaydston Ribeiro e co-orientação da professora Gisele Chaves, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O estudo de Verônica enfatiza os desafios para a descarbonização do transporte de cargas e a lenta implementação de políticas para cumprir as atuais metas climáticas. Por meio de um modelo de simulação dinâmica, o trabalho analisou a implementação de medidas de descarbonização do transporte de cargas e seus efeitos ao longo dos próximos 30 anos. O modelo foi aplicado ao sistema brasileiro para simular o uso de modais e meios de transporte mais sustentáveis, incluindo eletrificação, aumento do uso de biocombustíveis, aceleração da renovação da frota e transferência modal.
Leia a matéria completa AQUI!
Fonte: COPPE UFRJ