Emilio 20Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na École Centrale de Paris e na Université de Paris-Sud. É Professor Titular da UFRJ no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, ministrando aulas na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ). É chefe do Laboratório de Hidrogênio (LabH2/COPPE/UFRJ), presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), membro do comitê de diretores da International Association of Hydrogen Energy (IAHE) e presidente do comitê organizador da 22ª World Hydrogen Energy Conference 2018 (WHEC). Especializado em metalurgia física, também realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas ao uso energético do hidrogênio, tais como: Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (PaCOS), desenvolvimento de ônibus e embarcações com tração elétrica em sistema híbrido com pilha a combustível, fragilização de aços pelo hidrogênio e barreiras de difusão para o hidrogênio através de nitretação iônica por plasma pulsado.

lattes Lattes