20 12 PET NoticiaA mudança climática é uma das questões mais urgentes do nosso tempo, segundo as Nações Unidas. Há cerca de 30 anos, o Laboratório de Hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem estudando formas limpas e alternativas de produzir energia a partir do hidrogênio, sem contribuir para o aquecimento global.

Um estudo lançado em 2017 pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) indica que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa na cidade de São Paulo – e a frota de ônibus representa a maior parte deste percentual. Uma das tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Hidrogênio da UFRJ é um ônibus híbrido movido a hidrogênio e eletricidade que não polui o meio ambiente.

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) é assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos – o objetivo 7 entre os 17 que deverão ser cumpridos até 2030 por todos os 193 países que fazem parte da ONU. Firmado em dezembro de 2015 durante a COP21 (21ª Conferências das Partes) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Acordo de Paris é um esforço internacional coletivo para combater a mudança climática e seus efeitos. Ratificado até o momento por 184 dos 197 países que fazem parte da convenção, é uma iniciativa inédita no combate ao aquecimento global. 

Um dos objetivos do compromisso é limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ºC até o final do século. O cumprimento, contudo, depende de uma drástica redução na emissão de gases de efeito estufa. Um dos caminhos para alcançar esta meta é a substituição de combustíveis poluentes por alternativas sustentáveis que não agridam o meio ambiente.

“Nós estamos preparando o Brasil com dispositivos tecnológicos para a transição enérgica dos combustíveis fósseis para energias renováveis e energia do hidrogênio”, disse o professor Paulo Emílio de Miranda, coordenador titular do Laboratório de Hidrogênio da (COPPE/UFRJ).

Saiba mais na matéria especial do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) aqui.

11 12 PET NoticiaConfira AQUI o Resultado Final da Seleção do Mestrado e Doutorado 2019.1

19 10 PET NoticiaClique aqui e confira o Resultado da Seleção de Mestrado/Doutorado da prova de Matemática e Raciocínio Lógico 2019.1 após reconsideração

12 11 PET NoticiaConfira AQUI o Resultado da avaliação do processo seletivo de mestrado e doutorado 2019/1.

26 10 PET Noticia 3keuroO aluno da Coppe/UFRJ, Túlio Silveira Santos, foi o vencedor do “Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestruturas de Transporte”, na categoria “Melhor Dissertação de Mestrado de 2017”. Túlio concorreu com o tema de sua dissertação de mestrado - “Procedimento metodológico para avaliação de desempenho de praças de pedágio com uso de simulação”-, defendida no Programa de Engenharia de Transportes, sob a orientação dos professores Paulo César Ribeiro e Licínio Portugal.

O prêmio, no valor 3 mil euros, será entregue durante o 32º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), que será realizado no próximo dia 6 de novembro, em Gramado. Os premiados são automaticamente inscritos para o edital internacional do Prêmio Abertis, onde participam ganhadores de prêmios nacionais dos países participantes.

Essa é a segunda vez que um aluno da Coppe recebe o Prêmio Abertis- USP. Em 2017, o aluno Marcos Antonio Fritzen, sob a orientação da professora Laura Motta, do Programa de Engenharia Civil, ganhou o prêmio de Melhor Tese de Doutorado sobre o tema “Desenvolvimento e Validação de Função de Transferência para Previsão do Dano por Fadiga em Pavimentos Asfálticos”.

Fonte: Planeta COPPE

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