A Coppe/UFRJ teve 24 professores contemplados no programa Cientista do Nosso Estado (CNE) e 4 no Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj, lançados em 2023. Dentre os contemplados no programa CNE está o professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes, com o projeto "Métodos de otimização aplicados ao problema de localização de carregadores para caminhões elétricos de longa distância".
O número de contemplados da Coppe no programa Cientista do Nosso Estado equivale a 40% das 60 bolsas destinadas às Engenharias. Nos dois editais, a UFRJ foi a instituição que teve o maior número de contemplados, sendo 160 no CNE e 44 no JCNE, incluindo os da Coppe. As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O resultado dos editais foi divulgado no dia 25 de julho e ao todo foram concedidas 446 bolsas para o CNE e 190 para o JCNE, envolvendo 33 instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.
A mudança climática traz desafios para o setor de transporte, afetando a infraestrutura e a segurança devido a eventos climáticos extremos. É essencial integrar considerações climáticas nos projetos de infraestrutura, com destaque para a importância da Análise de Risco Climático (ARC). O estudo feito pelo Dr. Victor Hugo Souza de Abreu e as Professoras Andrea Santos e Sandra Oda examina metodologias de ARC no setor de transporte, ressaltando suas vantagens e desafios, e enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada e holística para enfrentar os impactos climáticos.
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Fonte: Instagram
Neste seminário, o Professor Elton Fernandes e outros pesquisadores de países do Sul Global discutem o tema "BRICS+: Desenvolvimento Sustentável do Transporte Aéreo e Turismo". A história revela lições sobre prosperidade e desastres causados por humanos, destacando a ascensão e queda de impérios e as Guerras Mundiais como exemplos de processos caóticos. Embora a busca por prosperidade seja universal, os avanços de alguns muitas vezes geram conflitos. Após a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas foram criadas para promover uma mensagem de desenvolvimento sustentável, refletida nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Também serão anunciados dois eventos seguintes: a “Terceira Conferência de Pesquisa BRICS” na Universidade de Fudan, China, de 25 a 27 de setembro, com chamada para resumos aberta até 31 de julho. O segundo é a chamada para artigos da prestigiosa edição especial do Sustainability Journal: BRICS+: Desenvolvimento Sustentável do Transporte Aéreo e Turismo.
Local: Durban University of Technology, África do Sul
Data: 2 de agosto de 2024
Horário: 14h (SAST)
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O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) está com Processo Seletivo Aberto para contratação de consultor(a) especialista em Transportes para trabalhar no Plano Clima Mitigação para o setor de Transportes.
O Ministério dos Transportes é responsável pela coordenação do Plano Setorial de Mitigação para os Transportes, e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima coordena a elaboração do Plano Clima.
Não perca a oportunidade de ajudar a liderar a resposta global aos desafios ambientais da atualidade!
Saiba mais detalhes da vaga no link abaixo:
📌 Especialista no Setor de Transporte | Plano Clima - Mitigação
Fonte: careers
O capítulo "Promovendo uma Pegada de Energia Sustentável: Iniciativas Brasileiras para o Hidrogênio Renovável", apresenta uma compilação de ações governamentais (programas, parcerias, roteiros, planos, resoluções e decretos) relacionadas à promoção do hidrogênio renovável no Brasil. Além disso, é dada ênfase especial às principais barreiras encontradas no Brasil, bem como às principais estratégias necessárias para minimizá-las. Os resultados mostram que esforços têm sido implementados desde os anos 2000 até o estabelecimento do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2). Durante a revisão da literatura, foram identificados vários obstáculos envolvendo aspectos tecnológicos, financeiros, regulatórios, de infraestrutura e de conscientização pública. Para superar esses obstáculos, é necessário um esforço conjunto entre governo, indústria e sociedade por meio de investimento em pesquisa e desenvolvimento, implementação de políticas públicas eficazes, estímulo à adoção de tecnologias mais sustentáveis e promoção da conscientização sobre as vantagens do uso de hidrogênio renovável.
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