RIBEIRO, FILIPE BATISTA ; GOUVEIA, BRUNO GUIDA ; NASCIMENTO, FILIPE ALMEIDA CORRÊA DO ; COSTA, FELIPE DIAS ; SILVA, MARCELINO AURÉLIO VIEIRA DA. Characterization of silicon-manganese iron slag for employment in base and sub-base layers for highway. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 7, p. 105-114, 2020.
Resumo: O impacto gerado pelos resíduos da indústria do aço tem suscitado uma série de discussões sobre as formas de destinação final mais ecologicamente corretas, como o reaproveitamento de subprodutos resultantes do processo de geração de ligas metálicas. Isso é ainda mais relevante após o desastre ambiental no estado de Minas Gerais, Brasil, em 2015, quando uma barragem de rejeitos rompeu, causando destruição generalizada de cidades e poluição de rios. Para mitigar esses problemas, este trabalho apresenta os resultados dos estudos em andamento para a caracterização da escória de ferro silício-manganês e sua potencial aplicação em misturas com solo para a construção de camadas de base e sub-base de pavimento rodoviário. Alguns métodos usados são tradicionais, como medição de granulometria, densidade aparente, absorção e abrasão de Los Angeles. Outros foram mais recentemente aplicados para caracterizar agregados, como microscopia eletrônica de varredura (SEM) e medição de imagem agregada (AIM). Complementarmente, devido ao aspecto vítreo da escória, são reportados os resultados de ductilidade, obtidos de acordo com a degradação após o ensaio de compactação Proctor e determinação da perda por choque em aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias. resultados de ductilidade são relatados, obtidos de acordo com a degradação após o teste de compactação Proctor e determinação da perda de choque em um aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias. resultados de ductilidade são relatados, obtidos de acordo com a degradação após o teste de compactação Proctor e determinação da perda de choque em um aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias.
Palavras-chave: camadas de base e sub-base, rodovia, pavimento, escória de ferro silício-manganês.
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