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GONCALVES, D. N. S. ; GOES, G. V. ; D'AGOSTO, MÁRCIO DE ALMEIDA ; FARIA, T. ; COSTA, M. G. ; ALMEIDA, I. Análise da viabilidade do uso de combustível b20 na frota de ônibus do município do Rio de Janeiro. Revista dos Transportes Públicos, v. 154, p. 47-60, 2020.

Resumo: O presente estudo busca identificar os impactos econômicos associados à adoção do modelo de utilização de 20% de biodiesel no atual combustível utilizado nos ônibus urbanos públicos da cidade do Rio de Janeiro, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 44.210 / 2018. Para fazer assim, foram levantados dados relativos ao setor e identificado o custo adicional relacionado aos fatores de logística, produção e depreciação inerentes a esta conversão. Além disso, esse custo foi comparado com o relacionado à aquisição de créditos de carbono suficientes para neutralizar as emissões de dióxido de carbono na ordem de magnitude encontrada em um cenário em que a conversão para a concentração estudada é implementada a fim de identificar a economicidade inerente seja ou não a conversão está sendo considerada. Os resultados mostram que os benefícios da redução das emissões de gases de efeito estufa, medidos pelos preços atuais de mercado, respondem por cerca de três quartos dos custos adicionais de implementação do programa, que também traz outros benefícios sociais, como redução das emissões de gases tóxicos e poluição local, e custos hospitalares mais baixos devido à menor incidência de doenças respiratórias, alérgicas, cardiovasculares, neurológicas e de câncer de pulmão.

Palavras-chave: Biocombustíveis, Biodiesel, Transporte Público, Valoração Ambiental, Economia de Transportes

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Biocombustíveis; Biodiesel; Transporte Público; Valoração Ambiental; Eco-
nomia dos Transportes.
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