CARVALHO, G. S. ; ORRICO FILHO, R. D. Método para Avaliação da Acessibilidade por Transporte Público em um Campus Universitário: o Caso da UFRJ. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, v. 54, p. 105-114, 2020.

Resumo: Uma das funções das redes de transporte público é prover acesso à população aos equipamentos urbanos, entre eles as instituições de ensino superior. Esta pesquisa tem por objetivo propor um método para mensurar a acessibilidade por transporte público de um campus universitário de grande porte, tomando como estudo de caso o campus do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O método proposto (passível de ser replicado em outros campi) combina a criação de um indicador de acessibilidade calculado por meio de técnicas de georreferenciamento com a aplicação de um questionário online junto à comunidade universitária. Os resultados da pesquisa demonstraram que o método é capaz de analisar a compatibilidade da oferta de transporte à demanda presente no campus e realizar outras análises de acessibilidade considerando variáveis socioeconômicas.

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.