CABO, M. ; FERNANDES, E. ; ALONSO, P. ; PACHECO, R. R. ; FAGUNDES, F. . Energy E ectiveness of Jet Fuel Utilization in Brazilian Air Transport. Sustainability, v. 12, p. 303, 2020.
Resumo: Desde a Primeira Guerra Mundial, a indústria da aviação comercial viu muitas melhorias que agora permitem que pessoas e bens cheguem ao outro lado do mundo em poucas horas, consumindo muito menos combustível do que nas últimas décadas. As melhorias na capacidade de carga e na eficiência energética foram significativas e, nesse cenário, as companhias aéreas comerciais foram capazes de prosperar e trazer grandes benefícios para a economia mundial. No entanto, este setor enfrenta desafios ambientais devido ao uso intensivo de combustível de aviação. O Brasil é um dos maiores mercados domésticos de passageiros aéreos do mundo e ainda tem grande potencial de crescimento, considerando seu potencial econômico e dimensões territoriais, que são aproximadamente do mesmo tamanho dos EUA e o dobro da União Europeia. Este artigo discute a produtividade parcial do combustível de aviação na aviação doméstica brasileira e propõe um método econométrico para apoiar os reguladores públicos e as decisões das companhias aéreas. O modelo proposto usa variáveis, como tamanho da aeronave, características da rota e capacidade ociosa de vôo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais. e capacidade ociosa de voo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais. e capacidade ociosa de voo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais.
Palavras-chave: Produtividade do combustível de aviação, capacidade ociosa, transporte aéreo, Brasil
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