BALTAR, MARINA ; ABREU, VICTOR ; RIBEIRO, GLAYDSTON ; BAHIENSE, LAURA . Multi-objective model for the problem of locating tows for incident servicing on expressways. Top, 2020.
Resumo: Este artigo explora o trade-off entre a maximização do atendimento a incidentes de tráfego e a minimização de CO \ (_ {2} \)emissões relacionadas a um estudo de caso do mundo real da Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio de Janeiro, Brasil. Propomos um modelo matemático multi-objetivo incluindo a teoria das filas para localizar reboques para atendimento a incidentes, tendo como restrições um tempo máximo de resposta e um número limitado de equipamentos. O modelo foi aplicado a 3080 incidentes reais, ocorridos entre março e junho de 2018, e os resultados mostraram que quando o tempo máximo de resposta é restrito, a quantidade de reboques deve ser aumentada para garantir que haja um atendimento adequado. Portanto, o nível de serviço que se espera alcançar na resposta a incidentes é o que mais influencia os resultados, independentemente do peso associado à minimização das emissões de CO \ (_ {2} \).
Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.