Accessibility Tools

Andrea Souza Santos, Victor Hugo Souza de Abreu

Resumo: Iniciativas têm sido implementadas ao redor do mundo de forma a buscar soluções para o enfrentamento da crise climática nesta década crítica. É imprescindível promover de forma rápida e urgente uma transição energética para uma economia de baixo carbono, que consiste nos esforços de mitigação, ou seja, redução das emissões de gases de efeito estufa. Com isso, as energias renováveis, as novas tecnologias e combustíveis limpos desempenham um papel crucial para apoiar esta transição, que deve ser justa e compatível com o objetivo de limitar a temperatura média do planeta em 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Acordo de Paris e reafirmado no Consenso de Dubai (UAE Consensus), documento final acordado na 28a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai.
Neste livro, apresentamos uma introdução sobre o tema hidrogênio verde a partir da experiência do Projeto intitulado “Hidrogênio verde: Produção de Hidrogênio Renovável, compressão, armazenamento e utilização em sistemas de energia e mobilidade”.
Trata-se de uma planta piloto de produção de H2 verde instalada na Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, que contou com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (sigla em alemão para Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)."

Acesse AQUI e confira o artigo.