Accessibility Tools
O Canal de Comunicação do Programa de Engenharia de Transportes (PET) foi criado com o intuito de facilitar a troca de informações e promover uma comunicação mais eficiente entre todos os membros da nossa comunidade. A ideia é que todos possam compartilhar sugestões, notícias, eventos e informações relevantes relacionadas à Engenharia de Transportes.
Sua participação é essencial para fortalecer nosso convívio acadêmico e profissional, e garantir que as informações mais importantes cheguem a todos de forma rápida e organizada. Ao contribuir com suas ideias e conhecimentos, você ajuda a divulgar eventos importantes e, ao mesmo tempo, promove um ambiente colaborativo, onde todos crescem juntos.
Não perca a oportunidade de se envolver! Envie suas contribuições para o e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Juntos, podemos construir uma comunidade mais unida e bem-informada!
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ anuncia o edital para o Processo Seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026.
As inscrições estarão abertas de 21 de outubro a 28 de novembro de 2025. Interessados devem conferir o Edital Nº 982 e se preparar para participar do processo.
Reconhecido pela excelência na formação acadêmica e científica, o PET oferece oportunidades de pesquisa e inovação em áreas estratégicas da Engenharia de Transportes, contribuindo para o avanço tecnológico e sustentável do setor.
Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Clique AQUI para mais informações sobre o Processo Seletivo ao Mestrado!
Clique AQUI para mais informações sobre o Processo Seletivo ao Doutorado!
A Coppe/UFRJ realizou, no dia 8 de outubro, mais uma edição do Coppe de Portas Abertas, evento que recebeu mais de 300 visitantes interessados em conhecer de perto os 13 programas de pós-graduação da instituição. Durante o dia, o público pôde visitar laboratórios, muitos deles normalmente restritos à comunidade acadêmica e descobrir como a pesquisa em Engenharia transforma ideias em soluções reais para o mundo.
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) participou ativamente do evento, representado pela professora Marina Baltar, coordenadora acadêmica, pela secretária acadêmica Jane Corrêa e por alunos do programa, que contribuíram para apresentar ao público o trabalho desenvolvido na área.
Durante o Coppe de Portas Abertas 2025, alunos de graduação tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Transportes de Cargas (LTC), conhecendo as pesquisas e tecnologias aplicadas à mobilidade urbana e ao planejamento de transportes. Além disso, o grupo também realizou uma visita ao projeto da Bicicleta de Hidrogênio Verde, do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), uma iniciativa que une inovação, sustentabilidade e engenharia de ponta para promover alternativas limpas de transporte.
O evento, que reuniu estudantes, professores e visitantes interessados em conhecer o ambiente de pesquisa da Coppe, foi um verdadeiro convite à descoberta e à inspiração. Por trás desse sucesso, um time dedicado de pesquisadores, professores e equipes administrativas trabalhou com entusiasmo para receber cada visitante e apresentar tudo o que a Coppe tem de melhor.
Fontes: COPPE UFRJ; coppeufrj
Sob a mentoria da Prof.ª Andréa Santos, do PET da Coppe/UFRJ, jovens líderes brasileiros se preparam para atuar nas negociações climáticas internacionais da COP30, em Belém. A iniciativa faz parte do COP30 Simulation Fellowship Programme, organizado pela British University no Egito e pelo PNUD Egito, que simula negociações reais da Conferência do Clima.
O programa reúne 130 estudantes de 47 países, permitindo interação com negociadores-chefe, delegações nacionais e líderes internacionais. Os participantes elaboram declarações climáticas juvenis e alguns são selecionados para atuar diretamente na COP30.
A Coppe/UFRJ tem papel fundamental na formação de líderes globais em diplomacia climática. A Prof.ª Andréa Santos, reconhecida por sua atuação em negociações internacionais e presença em diversas COPs, articula a participação da UFRJ como parceira brasileira, garantindo capacitação técnica e habilidades de liderança aos estudantes.
O programa capacita os estudantes em negociação, engaja a juventude e destaca atores não estatais, abordando também aspectos técnicos e científicos da ação climática. A primeira fase, entre julho e agosto, consistiu em capacitação online e pesquisa; na Conferência de Simulação da COP, os estudantes elaboraram a COP Simulation Youth Declaration, documento com propostas juvenis para a crise climática.
Na fase final, os selecionados integrarão a delegação oficial da COP30, com acesso à Blue Zone e apresentação direta de suas propostas a líderes e negociadores. A experiência reforça o protagonismo da juventude, a contribuição da Coppe na formação de líderes internacionais e a projeção da ciência brasileira, especialmente em iniciativas que destacam países do Sul Global, como o Egito, parceiro do programa e integrante dos BRICS desde 2024.
Confira a notícia completa AQUI!
Fonte: COPPE UFRJ
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou a abertura das inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado, referentes à Turma 2026.1.
As inscrições estarão abertas até o dia 5 de novembro de 2025, e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “Processos Seletivos – Stricto Sensu
Período de inscrições: até 05/11/2025
Níveis: Mestrado e Doutorado
Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN)
Editais e Link para inscrição: Acesse AQUI
O PETRAN convida todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o avanço da pesquisa e da inovação em Engenharia de Transportes.
Enviem aos que desejam fazer parte do nosso time!
Fonte: ANPET