25 06 PET É possível reduzir a zero o consumo Noticia2Sem falar em 'eliminação' dos combustíveis fósseis, a COP28, conferência do clima da ONU, chegou a um acordo histórico para a redução do consumo global de petróleo, gás e carvão, os principais causadores do aquecimento global.

O documento final estabeleceu como limite o ano de 2050 para zerar as emissões líquidas do setor, o que deve ser feito por meio de uma transição acelerada nesta década.

Os combustíveis fósseis geram emissões de gases poluentes e gases de efeito estufa, ou seja, amplificam o aquecimento da temperatura média do planeta, contribuindo para acelerar as mudanças climáticas. Os impactos associados a isso ocorrem em efeito cascata com consequências perigosas para os ecossistemas e a saúde humana, além de gerar implicações econômicas.

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Fonte: ECOA UOL

18 06 PET Defesa de Tese Conrado Vidotte Plaza NoticiaTítulo: "Técnicas de Otimização para a Descarbonização e Eficiência Operacional no Transportes de Cargas”

Candidato(a): Conrado Vidotte Plaza
Orientador(es): Glaydston Mattos Ribeiro - PET/COPPE/UFRJ e Laura Silvia Bahienseda Silva Leite -PET/COPPE/UFRJ
Data: 21/06/2024
Horário: 09h30
Local: Transmissão On-line

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Banca Examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Laura Silvia Bahienseda Silva Leite - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Francisco Glaubos Nunes Climaco - UFMA
Prof. Orivalde Soares da Silva Júnior - IME
Profa. Vanessa de Almeida Guimarães - COPPEAD
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira - PET/COPPE/UFRJ

14 06 PET Brasil noticiaA diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn esteve presente nesta quinta-feira, 6 de junho, ao lançamento da Fundação Roberto Burle Marx, em Londres. Criada com apoio da Fundação Lemann, a nova instituição tem como objetivo preservar e promover o legado duradouro de Burle Marx. Reconhecido como o "principal arquiteto paisagístico do mundo” e “verdadeiro criador do jardim moderno”, Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um polímata – um arquiteto paisagístico visionário, artista, botânico e conservacionista que defendia a coexistência da humanidade com o mundo natural. O evento de lançamento, apoiado pela Embaixada do Brasil, foi ao mesmo tempo uma celebração da biodiversidade e da cultura do Brasil.

As pesquisas e estudos desenvolvidos pela Coppe sempre consideraram como prioritário o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a Coppe/UFRJ criou, no final de 2023, um grupo temático, transversal, agregando as competências de vários de seus programas acadêmicos, para potencializar suas iniciativas em bioeconomia. Segundo Alfredo Renault, diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono (BxC) da Coppe, os usos potenciais da biomassa podem ter um impacto muito grande na questão das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

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14 06 PET Em teste na UFRJ bicicletas NoticiaA bicicleta de hidrogênio representa uma revolução em percursos curtos. Aqui na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, a COPPE / UFRJ tem feito testes que demonstram o seu imenso potencial:

Autonomia incrível de 150 km, muito superior às elétricas que precisam recarregar após apenas 15 km.

Sustentabilidade total: sem poluição e sem baterias de lítio, usando um tanque de hidrogênio de apenas 2 litros, como uma garrafinha de água.
Inovação em energia: produzido com energia renovável, o hidrogênio verde não emite CO2, sendo fundamental para a transição energética e descarbonização.

professora Andrea Santos, coordenadora do projeto e do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), ligado ao Programa de Engenharia de Transportes da Coppe (PET), explicou que a energia que vai ser utilizada para produzir o hidrogênio vem de fontes renováveis. No caso da Coppe, será usado o sistema solar fotovoltaico que vai promover o processo de produção que envolve eletrólise da água. O equipamento é um eletrolisador que faz a separação dos gases, produzindo o H2, que é o hidrogênio.

Produzido utilizando energia renovável para a eletrólise da água, o hidrogênio verde é uma poderosa ferramenta para a transição energética e para a descarbonização.

O futuro da mobilidade urbana é limpo, eficiente e está acontecendo agora na UFRJ!

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ; Agência Brasil

14 06 PET Coppe apresenta NoticiaUm estudo produzido pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, sobre a visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, antes e depois da pandemia, foi o tema principal do workshop que debateu o impacto daquela crise sanitária no padrão de deslocamento da RMRJ.

Confira na Revista Rio Ônibus (páginas 25 e 26) AQUI.

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