Herramientas de Accesibilidad

14 04 PET BomdiaInovação Noticia2No dia 8 de abril, a primeira edição do evento “Bom Dia, Inovação” reuniu especialistas para debater a aplicação de tecnologias emergentes no setor de transportes. O evento, organizado pela Incubadora de Empresas da Coppe, em parceria com o Sebrae-RJ, o Inova UFRJ e o Parque Tecnológico, abordou como as parcerias entre startups, empresas e universidades podem acelerar a adoção de novas soluções tecnológicas.

Durante o evento, os professores da Coppe, Cláudio Miceli, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, e Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes, apresentaram projetos desenvolvidos por seus grupos de pesquisa. As iniciativas exploram o uso de inteligência artificial (IA) e robótica para resolver problemas reais de logística, segurança viária e mobilidade urbana, destacando o papel da Coppe na fronteira da inovação tecnológica.

Além dos docentes, o evento contou com a participação de dois empreendedores ligados à Incubadora da Coppe. Felipe Oliveira, CEO da Orion, startup residente da incubadora, apresentou soluções robóticas voltadas para inspeção de equipamentos. Já Lucas Cinelli, CEO da Octos, uma empresa graduada da incubadora, compartilhou suas inovações aplicando IA para monitoramento de tráfego, com foco em agilidade e precisão.

O evento foi encerrado com uma dinâmica interativa entre os participantes, promovendo networking e a troca de experiências, além de abrir portas para futuras parcerias. A realização do “Bom Dia, Inovação” reafirma o compromisso da Coppe em integrar ciência, tecnologia e empreendedorismo, visando enfrentar os desafios estratégicos da sociedade.

Clique AQUI e confira a notícia completa!

Fonte: COPPE UFRJ

10 04 PET Guilherme noticia 374 234Título: “Viabilidade de emprego de veículos leves sobre trilhos movidos a bateria de hidrogênio nos ramais de Vila Inhomirim e de Guapimirim.”

Palestrante: Guilherme Jesus Montan Barreiro

Orientador(es): Prof. Hostilio Xavier Ratton Neto PET/COPPE

Data: 11/04/2025
Horário: 10h00
Local: Sala D211 do CT1

Banca examinadora:
Prof. Paulo Emilio Valadão de Miranda - METALMAT/COPPE-Poli e PET/COPPE
Prof. Giovani Manso Ávila - DET/Poli
Rafael Lanunci Teixeira Poubel - Gerente da Câmara de Transportes e Rodovias da AGETRANSP

Defesa do Projeto Final de Graduação em Engenharia Civil, ênfase Transportes, da Escola Politécnica da UFRJ.

08 04 PET Participe da palestra NoticiaNo dia 14 de abril de 2025, das 15h às 17h, será realizada uma palestra com o Prof. Rafael Barbastefano, no CEDOC - H106 (Sala Prof. Walter Porto), com transmissão também no modo híbrido.

⚠️ A participação é obrigatória para os alunos do PET.

O Prof. Rafael Barbastefano é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção do CEFET/RJ. Possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com sólida atuação acadêmica e científica. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Científico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Seus interesses de pesquisa envolvem aplicações em redes sociais, prospecção tecnológica e ensino a distância.

Data: 14 de abril de 2025
Horário: 15h às 17h
Local: CEDOC - H106 - Sala Prof. Walter Porto
Modo: Híbrido

Clique AQUI para acessar a transmissão online!

O evento é uma oportunidade valiosa para aprofundar com um dos nomes de destaque na área de Engenharia de Produção no Brasil

09 04 PET Inscrições Noticia2 V2Não perca a chance de ingressar em um dos melhores programas de Engenharia de Transportes do Brasil!

As vagas são destinadas a candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área, contribuindo para o avanço do conhecimento e da inovação em transportes.

Inscrições abertas até 18/04/2025.

Mais informações AQUI

Para se inscrever no Mestrado AQUI

Para se inscrever no Doutorado AQUI

07 04 PET O desafio das bicicletas elétricas Noticia2A crescente popularidade das bicicletas elétricas transformou a mobilidade urbana, mas também trouxe novos desafios para a segurança no trânsito. No Brasil, onde a infraestrutura cicloviária ainda é limitada, a convivência entre ciclistas convencionais e os usuários de modelos motorizados tem gerado preocupações, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro.

O professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, alerta que a alta velocidade das bicicletas elétricas pode comprometer o tempo de reação dos usuários e aumentar o risco de colisões, principalmente em ciclovias estreitas e compartilhadas. “Essas vias não foram planejadas para esse novo tipo de mobilidade, e isso exige uma adaptação tanto na infraestrutura quanto na regulamentação”, explica.

Atento a essa realidade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras para tentar equilibrar inovação e segurança. Entre as normas, a potência dos motores das bicicletas elétricas deve ser limitada a 350 watts, e a velocidade máxima permitida é de 25 km/h. “A regulamentação por si só não basta. É fundamental garantir a conscientização dos usuários e um monitoramento adequado para que as regras sejam realmente eficazes”, ressalta.

Para tornar o trânsito mais seguro e organizado, ele sugere algumas medidas essenciais:

Expansão da faixa cicloviária para pelo menos 4,5 metros;
Criação de faixas exclusivas para bicicletas elétricas em vias de tráfego intenso;
Implementação de zonas de baixa velocidade para maior segurança;
Reforço na sinalização e fiscalização, incluindo o uso de radares móveis específicos;
Campanhas educativas para conscientizar ciclistas e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.
Diante da rápida evolução da mobilidade urbana, é essencial que as cidades se adaptem para garantir que inovação e segurança caminhem juntas.

Fonte: COPPE UFRJ

Topo