Accessibility Tools
Termina hoje, 18 de julho de 2025, às 23h59, o prazo para inscrição no Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado 2025/3 do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ.
Reconhecido pela excelência acadêmica e pela forte atuação em pesquisa e inovação nas áreas de mobilidade e logística, o PET oferece formação interdisciplinar voltada para os desafios contemporâneos do transporte em diferentes escalas — urbana, regional e nacional.
Não perca a oportunidade de ingressar em um dos principais programas de pós-graduação do país e desenvolver pesquisas de alto impacto nas áreas de transporte e mobilidade.
Os detalhes sobre critérios de seleção, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no Edital Nº 937/2024.
Período de Inscrições: 19/05/2025 a 18/07/2025
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ está com as inscrições abertas, nos últimos dias, para o Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado 2025/3. Os interessados têm até as 23h59 do dia 18 de julho de 2025 para garantir sua participação.
Reconhecido pela excelência acadêmica e pela contribuição à pesquisa e à inovação em mobilidade e logística, o PET oferece uma formação interdisciplinar voltada para os desafios contemporâneos do transporte em diferentes escalas — urbana, regional e nacional.
Não perca a oportunidade de ingressar em um dos principais programas de pós-graduação do país e desenvolver pesquisas de alto impacto nas áreas de transporte e mobilidade.
Os detalhes sobre critérios de seleção, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no Edital Nº 937/2024.
Período de Inscrições: 19/05/2025 a 18/07/2025
O Seminário Nacional NTU 2025 será palco de importantes discussões sobre os rumos do transporte público diante dos desafios contemporâneos, como a crise climática, o crescimento urbano desordenado e a crescente demanda por mobilidade eficiente e acessível. Com o tema "Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável", o evento reunirá autoridades públicas, especialistas, operadores do setor e representantes da indústria para debater políticas públicas, modelos de financiamento e soluções inovadoras que promovam a modernização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte coletivo no país.
O seminário se consolida como um espaço estratégico para fomentar a construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes, reforçando o papel essencial do transporte público no desenvolvimento urbano e na transição para uma mobilidade de baixo carbono.
Acesse AQUI para mais informações.
Data: 12 e 13 de agosto de 2025
Horário: 09h às 18h
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília - DF e Transmissão Online e Gratuita através do canal no Youtube da NTU Brasil
Confira AQUI o link para o canal no YouTube
O Laboratório OPTGIS, vinculado à COPPE/UFRJ, está realizando uma pesquisa para compreender como o tempo gasto no trânsito afeta a saúde física, mental e o bem-estar da população que vive na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo foca em pessoas que utilizam o carro como principal meio de transporte e pretende reunir relatos e percepções reais sobre os efeitos da rotina no tráfego intenso da cidade.
A iniciativa inclui a formação de grupos de diálogo por videochamada, que acontecerão entre os dias 04 e 08 de agosto de 2025. Os encontros serão rápidos, seguros e realizados de forma remota, garantindo acessibilidade e conforto aos participantes.
Interessados em contribuir com a pesquisa devem preencher o formulário de pré-seleção até o dia 31 de julho de 2025.
A participação da comunidade é essencial para que os pesquisadores possam aprofundar a análise sobre os impactos cotidianos do trânsito na qualidade de vida urbana.
Com esta escuta ativa, o OPTGIS espera reunir dados relevantes que possam embasar futuras soluções em mobilidade urbana e promover melhorias concretas no dia a dia da população fluminense.
Inscreva-se no formulário AQUI!
Fonte: OPTGIS
Uma nova pesquisa está sendo realizada para entender melhor os hábitos e as motivações das pessoas que utilizam a motocicleta como principal meio de transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é reunir informações que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do trânsito, da segurança viária e da mobilidade urbana na região.
A pesquisa busca analisar fatores como o tempo de deslocamento, os custos envolvidos e a percepção de segurança dos motociclistas, além de entender os motivos que levam muitos cidadãos a optarem pela moto no dia a dia. Todas as informações fornecidas são anônimas, sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins científicos, respeitando integralmente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Moradores do Rio e entorno que utilizam motocicleta para se locomover são convidados a participar do estudo, respondendo a um formulário simples e rápido. A colaboração dos motociclistas é essencial para que sejam elaboradas soluções mais eficientes e adequadas à realidade de quem enfrenta diariamente os desafios da mobilidade urbana.
Para participar, basta acessar AQUI e preencher o questionário.
Fonte: OPTGIS