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A demanda por profissionais Técnicos em Logística na Amazônia tem crescido significativamente, com previsões de que o Setor Logístico empregue cerca de 2 milhões de trabalhadores até 2025, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em Manaus, a Zona Franca destaca-se como um importante polo de empregos para esses profissionais, responsáveis por otimizar o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias. A logística é essencial na região, especialmente em situações de crise como a seca de 2023, que impactou severamente os custos de transporte.
Professores e profissionais locais, como Daniele Souza e Aleksander Garcia, destacam a relevância crescente da logística em diversos setores e a alta demanda por formação especializada na área. Os salários médios para Técnicos em Logística variam de R$1.888,05 a R$3.034,58, com o Setor Público oferecendo remunerações superiores.
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Fonte: Revista Amazônia
No Câmara Rio Reportagem Especial, o Prof. Hostilio Xavier ofereceu uma visão detalhada sobre o déficit na malha ferroviária brasileira, em uma entrevista que explora a relevância histórica e cultural das ferrovias no país. A reportagem, que celebra os 170 anos das Ferrovias do Brasil, destaca a importância da Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada há quase dois séculos com a presença do imperador Dom Pedro II.
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Para Andrea Santos, coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o Brasil tem vantagem em relação a outros países devido à abundância de matérias-primas e resíduos orgânicos que podem ser utilizados na produção de combustíveis renováveis.
"Temos um potencial enorme de produzir biocombustíveis em grande escala, tanto para uso interno quanto para a exportação. O Brasil pode ser referência Mundial em descarbonização do Setor de Transporte", afirmou a Professora Andrea Santos em entrevista à UOL ECOA.
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Fonte: UOL ECOA
A doutora pelo Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Verônica Ghisolfi, conquistou o Prêmio Nacional Cátedra Abertis – doutorado em Mobilidade Sustentável 2024, de melhor tese defendida em 2023 no Brasil.
Intitulada “A system dynamics-based analysis on the time response of freight transport system to decarbonization measures” (Uma análise baseada em dinâmica de sistemas sobre a resposta temporal do sistema de transporte de carga às medidas de descarbonização), a tese de Verônica foi defendida no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, sob orientação do professor Glaydston Ribeiro e co-orientação da professora Gisele Chaves, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O estudo de Verônica enfatiza os desafios para a descarbonização do transporte de cargas e a lenta implementação de políticas para cumprir as atuais metas climáticas. Por meio de um modelo de simulação dinâmica, o trabalho analisou a implementação de medidas de descarbonização do transporte de cargas e seus efeitos ao longo dos próximos 30 anos. O modelo foi aplicado ao sistema brasileiro para simular o uso de modais e meios de transporte mais sustentáveis, incluindo eletrificação, aumento do uso de biocombustíveis, aceleração da renovação da frota e transferência modal.
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Fonte: COPPE UFRJ
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