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Notícias

16 07 PET Prof Márcio noticiaCom o objetivo de promover, difundir e aprimorar o uso eficiente de combustíveis, o desenvolvimento e o uso de materiais e as melhores práticas, visando evitar o desperdício de recursos e aumentar a eficiência das nossas empresas no transporte de cargas e passageiros e reduzir as emissões indesejáveis no Brasil, o Instituto Besc de Humanidades e Economia criou o Troféu Frotas & Fretes Verdes, com a anuência do Conselho Técnico e Empresarial do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes.

Troféu Frotas & Fretes Verdes premia profissionais e empresas que, pelo seu desempenho e de seus produtos e/ou serviços, mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.

Professor Márcio D’Agosto é indicado ao Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024 e concorre na categoria "Executivo Destaque". 

Márcio é Pesquisador 1A do CNPq, pesquisador líder em cadeia de suprimento sustentável da rede SCALE Latin America do Centro de Transporte e Logística do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Tem mais de 30 anos de experiência em gestão de cadeia de suprimentos e mobilidade. É o presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável e coordenador técnico do Programa de Logística Verde Brasil e Coordenador do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE/UFRJ. Importante stakeholder, defende combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, entre eles, o biogás e o biometano, para descarbonizar o transporte público e o transporte de cargas.

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Fonte: Instituto BESC

15 07 Noticia PET Vaga O Pré_AceleraTur é um programa que oferecerá oportunidade e apoio para que os participantes apresentem soluções inovadoras que atendam aos desafios do setor de turismo, propostos pela Embratur, impulsionando a inovação e o empreendedorismo neste segmento. O projeto terá duração de oito meses.

Requisitos:
• Estar matriculado como mestrando na UFRJ;
• Disponibilidade de 30 horas semanais
• Conhecimento em Inovação, Hunting de Startups, Metodologias Ágeis, Modelos de Negócio e Validação;
• Boa comunicação oral e escrita;
• Capacidade de trabalhar de forma colaborativa em equipe.

Responsabilidades:
• Execução das atividades definidas no escopo do projeto;
• Entendimento dos desafios tecnológicos da Embratur;
• Scouting de startups;
• Acompanhamento das startups durante o programa;
• Colaboração com a equipe na análise de dados, pesquisas e produção de relatórios;
• Participação em reuniões de equipe e contribuição ativa com discussões e soluções;
• Cumprimento dos prazos estabelecidos para as entregas do projeto.

Sobre a vaga:
Presencial
Bolsa auxílio R$ 3.000,00

Envie seu currículo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

08 07 PET Ex aluna do PET Veronica Ghisolfi NoticiaA ganhadora do Prêmio Nacional Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável com a melhor tese de doutorado defendida no ano de 2023 foi a Drª Verônica Ghisolfi com a tese intitulada “A System Dynamics-based Analysis on the Time Response of Freight Transport System te Decarbonization Measures” do Programa de Engenharia de Transportes (PET), orientada pelo Prof. Glaydston Mattos Ribeiro (PET/COPPE/UFRJ) e pela Profa. Gisele de Lorena Diniz Chaves (DEPS/UFSC).

Os trabalhos ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2024, com divulgação de ganhadores em outubro de 2024.

Saiba mais AQUI!

15 07 PET Defesa de Exame de Qualificação Marcus Hugo NoticiaTítulo: “Procedimento para Avaliação da Resiliência do Sistema de Transporte Público em Face da Violência Urbana.”

Palestrante: Marcus Hugo Sant’Anna Cardoso

Data: 19/07/2024
Horário: 14:00
Orientador: Marcelino Aurélio Vieira da Silva
Local: CT, Bloco H-106, sala 01 e Transmissão On-line

Clique AQUI e acesse a transmissão!

Banca Examinadora:
Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ
Profª. Tálita Floriano dos Santos – UnB
Prof. Vicente Aprigliano Fernandes – PUCV/CL
Prof. Ilton Curty Leal Junior – UFF

Mais informações AQUI

09 07 PET Bicicleta noticia"Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão na vanguarda da inovação com a produção de hidrogênio verde e aplicação em bicicletas movidas à hidrogênio verde, uma alternativa promissora para um futuro mais sustentável.

Este projeto pioneiro está em fase final de desenvolvimento e busca apoio para se tornar uma realidade comercial. Os testes deste novo combustível estão sendo realizados no Laboratório Sustentável da UFRJ. O hidrogênio verde, que não polui, oferece uma autonomia dez vezes maior que as bicicletas elétricas tradicionais. Enquanto uma bicicleta elétrica precisa ser recarregada a cada 15 km, a bicicleta movida a hidrogênio verde pode percorrer até 150 km antes de necessitar de uma nova recarga. O tanque de combustível, localizado no quadro da bicicleta, tem capacidade para armazenar até 2 litros de hidrogênio, e a recarga completa dura menos de 2 minutos.
Conforme relato da Prof.ª Andrea Santos (Coordenadora do PET), uma única carga pode durar até quatro dias, o que torna essa tecnologia particularmente revolucionária para entregas de mercadorias em distâncias mais longas dentro de ambientes urbanos. A ideia da bicicleta elétrica é deixar de usar veículos movidos a combustíveis fósseis, é aí que entra o potencial do hidrogênio verde como fonte de energia limpa e mais sustentabilidade, pois você deixa de usar as baterias de lítio e passa a usar o hidrogênio e um supercapacitor que funciona como uma bateria.

A Prof.ª Andrea Santos informa que o mundo precisa descarbonizar a matriz elétrica e migrar para uma economia de baixo carbono, especialmente no Setor de Transportes, que é intensivo em emissões de carbono. O projeto é fruto de uma cooperação Brasil-Alemanha e envolve atualmente três laboratórios da COPPE. A preocupação com o meio ambiente tem sido prioridade em muitos países que buscam fontes de energia limpa. O hidrogênio, elemento químico mais abundante no universo, destaca-se como uma das fontes renováveis mais relevantes. Com capacidade de produzir hidrogênio a um preço competitivo, o Brasil está bem-posicionado para liderar essa transformação energética no futuro. A COPPE UFRJ, através deste projeto, reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais verde e limpo."

Confira AQUI o Vídeo e a reportagem completa no G1!

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