LEMOS, D. S. C. P. S. ; PORTUGAL, L. S. ; BALASSIANO, R. Procedimento metodológico para determinação de unidades espaciais de análise intra municipais: contribuição ao planejamento de transporte em municípios com abairramento indefinido. REVISTA PORTUGUESA DE ESTUDOS REGIONAIS, v. 54, p. 53-67, 2020.

Resumo: Objetiva-se elaborar e verificar a aplicação de metodologia para a definição de unidades espaciais de análise municipais e para a seleção de municípios da área de influência, partindo-se da premissa de três escalas espaciais de análise: intra regional, inter-regional e externa à região. Sua relevância está em equacionar um problema empírico, comumente enfrentado pelos planejadores que tratam de municípios brasileiros de médio porte. O planejamento do sistema de transporte urbano e regional requer unidades administrativas ou uma proposta de zoneamento, usualmente definida em planos diretores, que nem sempre estão disponíveis. Os resultados consistem na delimitação e na caracterização de cada uma das unidades espaciais aplicadas no município de Petrópolis, localizado no Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se sua viabilidade de aplicação, inclusive para outros municípios com abairramento indefinido.

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

GONÇALVES, FABIO DOS SANTOS ; PORTUGAL, LICINIO DA SILVA. Traffic impact studies committed to sustainability: The case of Rio de Janeiro. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT, v. 253, p. 109573-1, 2020.

Resumo: Este artigo investiga se as abordagens tradicionais de Estudos de Impacto no Tráfego (TISs) têm evoluído para atender às necessidades atuais de uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade, principalmente no Brasil. Para tanto, realizamos uma ampla revisão da literatura para identificar os principais aspectos de sustentabilidade que deveriam ser contemplados por esses estudos, incluindo as técnicas analíticas mais adequadas para esse fim, em particular para simulação de tráfego. Em seguida, elaboramos uma proposta de classificação dos estudos de impacto no tráfego e aplicamos em um caso específico, na cidade do Rio de Janeiro, o estudo do projeto de revitalização do distrito portuário do Porto Maravilha. Isso possibilitou compreender o estado atual da prática desses estudos no país, indicando que são em geral muito precários, justificando a necessidade de melhorias.

Palavras-chave: Estudo de impacto de tráfego, Sustentabilidade, Centros de geração de viagem, Mobilidade urbana

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

DE OLIVEIRA JUNIOR, FLAVIO SOARES ; FERNANDES, ELTON ; Bahiense, Laura ; GRANDI, CARLOS MOACIR . A practical approach to support end-of-life commercial aircraft parking, market relocation, retirement and decommissioning strategic decisions. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH, 2020.

Resumo: Este esforço de pesquisa é dedicado a desenvolver e testar uma abordagem matemática para estimar a idade ideal da aeronave para tomar decisões sobre sua retirada de serviço, realocação de mercado ou início de seus processos de retirada e desativação. Nosso método consiste em uma análise financeira de custo-benefício baseada na receita esperada da aeronave que retorna às operações e no processo de recuperação da aeronave para apoiar as decisões de fim de vida. A principal contribuição desta pesquisa é a possibilidade de analisar sistematicamente as oportunidades de retorno das aeronaves estacionadas ao serviço ativo, considerando cenários razoáveis ​​de melhoria da receita operacional ou redução dos custos operacionais, postergando a retirada das aeronaves e a decisão de descomissionamento. É importante destacar que apenas as preocupações financeiras do problema das aeronaves em fim de vida foram analisadas. Considerando este contexto gerencial, a estimativa dos custos de estacionamento e retirada de aeronaves, a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar de forma fundamentada o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves. . a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas de uma forma bem sustentada. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves. . a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas de uma forma bem sustentada. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves.

Palavras-chave: End-of-life gestão, end-of-life aeronaves, desmantelamento de aeronaves, processo de recuperação, custo total de propriedade, modelo de tomada de decisão.

Clique AQUI e saiba mais.

Mamede da Silva, Patricia ; Pellon de Miranda, Fernando ; Henrique Beisl, Carlos ; Landau, Luiz ; Gonçalves Evsukoff, Alexandre . Overview of Hydrological Dynamics and Geomorphological Aspects of the Amazon Region Rivers to Characterize Fluvial Sensitivity to Oil Spills. In: Krishna Gopal Ghosh and Sutapa Mukhopadhyay. (Org.). Current Practice in Fluvial Geomorphology - Dynamics and Diversity. 1ed.Londres: IntechOpen, 2020, v. 1, p. 1-.

Resumo: Este capítulo apresenta uma coleção de estudos realizados na região amazônica que inclui produtos temáticos que retratam sua sensibilidade fluvial a derramamentos de óleo. A pesquisa aborda a intensa dinâmica sazonal da Amazônia, bem como as peculiaridades ambientais desse ecossistema singular. Mudanças periódicas causadas por fenômenos naturais têm um impacto significativo não apenas nas planícies aluviais inundadas e habitats ribeirinhos, mas também nas atividades de exploração, produção e transporte de petróleo. Portanto, a implementação de ferramentas para avaliar o impacto potencial de derramamentos de óleo nos rios amazônicos deve ser ajustada às condições locais. Os principais resultados da pesquisa são (1) mapas de índices de sensibilidade a derramamentos de óleo fluvial contemplando cada fase do ciclo hidrológico (vazante, cheia, vazante e subindo).

Palaras-chave: Região amazônica, sensibilidade fluvial a derramamentos de óleo, modelagem computacional, regras lingüísticas, matriz de risco

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

BALTAR, MARINA ; ABREU, VICTOR ; RIBEIRO, GLAYDSTON ; Bahiense, Laura . Multi-objective model for the problem of locating tows for incident servicing on expressways. Top, 2020.

Resumo: Este artigo explora o trade-off entre a maximização do atendimento a incidentes de tráfego e a minimização de CO \ (_ {2} \) emissões relacionadas a um estudo de caso do mundo real da Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio de Janeiro, Brasil. Propomos um modelo matemático multi-objetivo incluindo a teoria das filas para localizar reboques para atendimento a incidentes, tendo como restrições um tempo máximo de resposta e um número limitado de equipamentos. O modelo foi aplicado a 3080 incidentes reais, ocorridos entre março e junho de 2018, e os resultados mostraram que quando o tempo máximo de resposta é restrito, a quantidade de reboques deve ser aumentada para garantir que haja um atendimento adequado. Portanto, o nível de serviço que se espera alcançar na resposta a incidentes é o que mais influencia os resultados, independentemente do peso associado à minimização das emissões de CO \ (_ {2} \) .

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

Topo