VENTURA, L. M. B. ; PINTO, F. O. ; GIODA, A. ; D’AGOSTO, MÁRCIO DE ALMEIDA . Inspection and maintenance programs for in-service vehicles: An important air pollution control tool. Sustainable Cities and Society, v. 53, p. 1-9, 2020.

Resumo: Este artigo descreve os Programas de Inspeção e Manutenção (programas I / M) para veículos em serviço adotados no Brasil. O estudo apresenta dados não publicados e de longa duração obtidos no estado do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, um dos poucos estados a aderir ao programa. O objetivo foi avaliar a relação entre os programas I / M e os níveis de poluentes atmosféricos no RJ, considerando uma frota peculiar com veículos flex e misturas combustível fóssil / biocombustível. Os dados de 2014 a 2017 foram utilizados para esse fim. Os resultados mostram que a falta de manutenção dos veículos é uma importante fonte de poluição do ar, uma vez que os níveis de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) aumentaram em até 5 vezes em relação aos limites nacionais. Parte considerável dos veículos leves (30%) foi reprovada nas inspeções anuais. Os veículos, que falharam, emitiu até 12 vezes mais poluentes do que os homologados. Os programas I / M são ferramentas muito eficazes para reduzir os níveis de poluentes atmosféricos e devem ser implementados e aprimorados para se obter uma melhor qualidade do ar, tornando as cidades mais sustentáveis.

Palavras-chave: Emissão do veículo, Controle de poluição do ar, Etanol, Combustível flex, CNG

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NASCIMENTO, FILIPE ; GOUVEIA, BRUNO ; DIAS, FELIPE ; RIBEIRO, FILIPE ; SILVA, MARCELINO AURÉLIO. A method to select a road pavement structure with life cycle assessment. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, 2020.

Resumo: A tomada de decisão de investimentos em infraestrutura sempre se mostrou um desafio devido à quantidade de variáveis ​​a serem consideradas na seleção dos projetos. Especificamente, nas obras de pavimentação flexível de rodovias, os métodos adotados para esse fim tradicionalmente utilizam critérios técnicos e econômicos (natureza dos materiais e técnicas de execução). Porém, dada a necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais, entende-se a importância de que outros parâmetros, como a sustentabilidade, também sejam utilizados na tomada de decisões de investimentos em infraestrutura. Além disso, os avanços nos estudos de engenharia têm possibilitado o desenvolvimento de metodologias, como o projeto empírico-mecanicista, para estimar com mais precisão a vida útil das estruturas de pavimentação. Devido a este cenário, entende-se que uma metodologia que faz uso da Avaliação do Ciclo de Vida da estrutura, visando avaliar a vida útil do pavimento, aliada à técnica de Análise Envoltória de Dados para compatibilização das alternativas, mostra-se como uma ferramenta viável para auxiliar na decisão -faturamento ao escolher projetos de pavimentação de estradas flexíveis. Portanto, o presente estudo tem como objetivo oferecer um método para a seleção de estruturas flexíveis de pavimentação rodoviária, composto por quatro etapas principais: projeto do pavimento, análise dos custos de construção, avaliação do impacto do ciclo de vida (LCIA) e integração do LCIA com os custos de construção. Por fim, para o estudo de caso analisado no Brasil, o pavimento composto por uma base estabilizada com betume, contendo 15% de material reciclado (resíduos de borracha de pneu), no critério de projeto de 30% da área fissurada, seria a melhor opção dentro do cenário de avaliação de custo e impacto ambiental, que incluiu o uso de materiais naturais, cimentícios e estabilizados com betume. Para outros critérios de projeto, o método permite uma avaliação da sensibilidade da eficiência dos tipos de pavimento analisados, mostrando que uma determinada estrutura de pavimento pode perder sua suposta primazia de escolha devido a este parâmetro de projeto.

Palavras-chave: Pavimento, Sustentabilidade, Investimentos, Metodologia, Avaliação do ciclo de vida, Análise envoltória de dados

SANTOS, TÁLITA ; Silva, Marcelino Aurélio ; FERNANDES, VICENTE APRIGLIANO ; MARSDEN, GREG . Resilience and Vulnerability of Public Transportation Fare Systems: The Case of the City of Rio De Janeiro, Brazil. Sustainability, v. 12, p. 647, 2020.

Resumo: Resiliência é a capacidade de um sistema de se adaptar, persistir e se transformar como uma reação a ameaças, que podem ser externas ou internas ao sistema, enquanto vulnerabilidade é o estado de suscetibilidade a danos decorrentes da exposição a estresses associados a mudanças ambientais e sociais e da incapacidade de adaptação. Com base em um estudo das ameaças que podem afetar a mobilidade urbana, identificamos uma lacuna quanto à análise dos níveis de resiliência e vulnerabilidade frente às ameaças de subsídios que podem afetar gravemente os países em desenvolvimento. Este artigo mede o nível de resiliência e vulnerabilidade devido à ausência de subsídios às tarifas de transporte público. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem baseada na lógica fuzzy e a aplicamos em 33 regiões administrativas (RAs) da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Obtivemos quatro matrizes dos níveis de vulnerabilidade e resiliência de cada uma das regiões como origem e destino. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. e a predominância do transporte rodoviário para chegar aos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. e a predominância do transporte rodoviário para chegar aos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região.

Palavras-chave: resiliência; vulnerabilidade; transporte público; lógica difusa
 
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RIBEIRO, FILIPE BATISTA ; GOUVEIA, BRUNO GUIDA ; NASCIMENTO, FILIPE ALMEIDA CORRÊA DO ; COSTA, FELIPE DIAS ; SILVA, MARCELINO AURÉLIO VIEIRA DA. Characterization of silicon-manganese iron slag for employment in base and sub-base layers for highway. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 7, p. 105-114, 2020.

Resumo: O impacto gerado pelos resíduos da indústria do aço tem suscitado uma série de discussões sobre as formas de destinação final mais ecologicamente corretas, como o reaproveitamento de subprodutos resultantes do processo de geração de ligas metálicas. Isso é ainda mais relevante após o desastre ambiental no estado de Minas Gerais, Brasil, em 2015, quando uma barragem de rejeitos rompeu, causando destruição generalizada de cidades e poluição de rios. Para mitigar esses problemas, este trabalho apresenta os resultados dos estudos em andamento para a caracterização da escória de ferro silício-manganês e sua potencial aplicação em misturas com solo para a construção de camadas de base e sub-base de pavimento rodoviário. Alguns métodos usados ​​são tradicionais, como medição de granulometria, densidade aparente, absorção e abrasão de Los Angeles. Outros foram mais recentemente aplicados para caracterizar agregados, como microscopia eletrônica de varredura (SEM) e medição de imagem agregada (AIM). Complementarmente, devido ao aspecto vítreo da escória, são reportados os resultados de ductilidade, obtidos de acordo com a degradação após o ensaio de compactação Proctor e determinação da perda por choque em aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias. resultados de ductilidade são relatados, obtidos de acordo com a degradação após o teste de compactação Proctor e determinação da perda de choque em um aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias. resultados de ductilidade são relatados, obtidos de acordo com a degradação após o teste de compactação Proctor e determinação da perda de choque em um aparelho Treton. Por fim, os resultados já obtidos, juntamente com os de estudos com o mesmo material para lastro ferroviário e concreto asfáltico, mostram que a escória de ferro silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas nas especificações para uso em camadas de base e sub-base de rodovias.

Palavras-chave: camadas de base e sub-base, rodovia, pavimento, escória de ferro silício-manganês.

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GRIECO, ELISABETH POUBEL ; DA SILVA PORTUGAL, LICÍNIO ; ALVES, ROSANE MARTINS. Influence of the built environment on sustainable trips: the case of Niterói, Brazil. PROCEEDINGS OF ICE. MUNICIPAL ENGINEER (ONLINE), v. 173, p. 14-24, 2020.

Resumo: Vários estudos constataram que as condições de acessibilidade, especialmente para viagens não motorizadas, podem ser mais eficazes se forem consideradas soluções que envolvam o ambiente construído. Esses estudos revelam que as dimensões do espaço construído, como uso do solo denso, diverso e conectado, podem aumentar o potencial de viagens sustentáveis. Para observar essa influência, este artigo relata os resultados de uma pesquisa realizada com moradores de 24 condomínios de três bairros da cidade de Niterói, Brasil, para medir o índice proposto por Grieco et al.. Este aplicativo pretende estimar o potencial do ambiente construído de cada área para estimular a geração de viagens sustentáveis ​​e comparar com as taxas globais de geração de viagens. Os resultados mostram que as estimativas do índice correspondem aos padrões de viagens sustentáveis, representados pela porcentagem de viagens feitas a pé ou de transporte público em relação ao total de viagens. Os resultados empíricos também indicam que: ( a ) o ambiente construído foi mais influente do que o nível de renda na geração de viagens sustentáveis ​​e ( b ) o ambiente construído com menor potencial para promover caminhadas gerou mais de quatro viagens diárias extras de carro por unidade residencial do que em os outros dois distritos.

Palavras-chaveplanejamento urbano e sustentável planejamento de transporte

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