BALTAR, MARINA ; ABREU, VICTOR ; RIBEIRO, GLAYDSTON ; BAHIENSE, LAURA . Multi-objective model for the problem of locating tows for incident servicing on expressways. Top, 2020.

Resumo: Este artigo explora o trade-off entre a maximização do atendimento a incidentes de tráfego e a minimização de CO \ (_ {2} \)emissões relacionadas a um estudo de caso do mundo real da Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio de Janeiro, Brasil. Propomos um modelo matemático multi-objetivo incluindo a teoria das filas para localizar reboques para atendimento a incidentes, tendo como restrições um tempo máximo de resposta e um número limitado de equipamentos. O modelo foi aplicado a 3080 incidentes reais, ocorridos entre março e junho de 2018, e os resultados mostraram que quando o tempo máximo de resposta é restrito, a quantidade de reboques deve ser aumentada para garantir que haja um atendimento adequado. Portanto, o nível de serviço que se espera alcançar na resposta a incidentes é o que mais influencia os resultados, independentemente do peso associado à minimização das emissões de CO \ (_ {2} \).

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DE ABREU, VICTOR HUGO SOUZA ; GONZÁLEZ, PEDRO HENRIQUE ; MAURI, Geraldo Regis ; Ribeiro, Glaydston Mattos ; ORRICO, ROMULO DANTE ; CAMPOS JÚNIOR, NILO FLAVIO ROSA ; Abramides, Carlos Alberto . Network sensor location problem with monitored lanes: Branch-and-cut and clustering search solution techniques. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING, v. 150, p. 106827, 2020. 

Resumo: Este artigo apresenta um modelo matemático para o problema de localização de sensores de rede onde sensores de tráfego são instalados em segmentos de estradas considerando restrições relacionadas ao número máximo de dispositivos e ao número máximo de vias monitoradas. Além disso, propomos um algoritmo Branch-and-Cut (B&C) e uma heurística de Clustering Search (CS) para encontrar soluções para este problema. O algoritmo B&C considera um modelo matemático relaxado do problema e gera cortes baseados em soluções inteiras encontradas durante a árvore branch-and-bound. Nossa heurística CS particiona o espaço de busca em clusters e aplica a busca local nos mais promissores. Com base em dados reais da malha rodoviária brasileira, testes computacionais foram conduzidos para avaliar o comportamento das duas abordagens de solução. Diferentes cenários foram criados usando variações para o número máximo de sensores e para o número de pistas monitoradas. Os resultados mostram que as heurísticas CS fornecem boas soluções em 92,31% dos cenários estudados.

Palavras-chave: Problema de localização do sensor de rede, Modelagem matemática, Branch-and-cut, Clustering search

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FERRARI, THAYSE ; OLIVEIRA CAMARA, MARCUS VINICIUS ; Mattos Ribeiro, Glaydston . Replanning rescue vehicle dispatch bases: a case study in Rio de Janeiro - Brazil. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, p. 369-390, 2020.

Resumo: Os Serviços Médicos de Emergência são sistemas de segurança pública responsáveis ​​pelo atendimento pré-hospitalar de pacientes em estado crítico. Por esta razão, os Problemas de Localização de Instalações foram aplicados para indicar localizações estratégicas para bases de despacho de veículos de resgate que respondem a incidentes de emergência. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos do replanejamento das localizações das bases de envio de veículos de resgate em uma determinada área de cobertura e seu tempo de resposta. Foram criados dez cenários com variações no número de locais candidatos para instalação de bases de despacho de veículos de resgate, com ou sem limitação do número de bases a serem abertas. Esses cenários foram aplicados a um estudo de caso real na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. As análises verificaram que melhorias no layout das bases, aliadas à redistribuição de veículos entre elas, foram capazes de impactar significativamente o atendimento à população. Além disso, a maximização desse objetivo, a cobertura populacional, mostrou-se como o aspecto mais expressivo na função objetivo do modelo utilizado.

Palavras-chave: Localização de bases de despacho de veículos de resgate, Problemas multiobjetivos, Replanejamento, Serviços Médicos de Emergência.

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GUIMARÃES, VANESSA DE ALMEIDA ; SKRODER, GUSTAV CARL ; Ribeiro, Glaydston Mattos ; GONZÁLEZ-SILVA, PEDRO HENRIQUE . Strategic planning of freight transportation to support smart cities design: The Brazilian soybean case. REVISTA FACULTAD DE INGENIERÍA UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA, v. 98, p. 104-116, 2020.

Resumo: O transporte de carga pode afetar a eficácia do desenvolvimento de uma cidade inteligente se não for bem planejado. Commodities com fluxos internacionais, como soja, podem causar tráfego em áreas urbanas onde os portos estão instalados, influenciando negativamente as dimensões econômicas (por exemplo, atrasos e multas), sociais (por exemplo, qualidade de vida da população) e ambientais (por exemplo, intensificação das emissões de poluentes e gases de efeito estufa). Assim, este trabalho tem como objetivo aplicar um modelo matemático de alocação de localização para determinar a localização ideal de centros de integração logística - LICs dedicados ao transporte de soja. Acreditamos que, ao localizar adequadamente estruturas que possibilitem a intermodalidade, o uso do transporte rodoviário diminuiria, substituindo-o por alternativas intermodais de menor impacto ambiental, reduzindo o congestionamento rodoviário nos centros urbanos sob influência portuária. Além do que, além do mais, os custos totais da malha seriam otimizados, promovendo impactos econômicos positivos nas cadeias logísticas da soja. Portanto, foram estabelecidos oito cenários variando os parâmetros de entrada do modelo (como investimento e volume mínimo de soja movimentada por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes). s parâmetros de entrada (como investimento e volume mínimo de soja movimentado por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes). s parâmetros de entrada (como investimento e volume mínimo de soja movimentado por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes).

Palavras-chave: cidades inteligentes, transporte de carga, centro de integração logística, planejamento estratégico, otimização

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DE OLIVEIRA JUNIOR, FLAVIO SOARES ; Fernandes, Elton ; BAHIENSE, LAURA ; GRANDI, CARLOS MOACIR . A practical approach to support end-of-life commercial aircraft parking, market relocation, retirement and decommissioning strategic decisions. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH, 2020.

Resumo: Este esforço de pesquisa é dedicado a desenvolver e testar uma abordagem matemática para estimar a idade ideal da aeronave para tomar decisões sobre sua retirada de serviço, realocação de mercado ou início de seus processos de retirada e desativação. Nosso método consiste em uma análise financeira de custo-benefício com base na receita esperada da aeronave que retorna às operações e o processo de recuperação da aeronave para apoiar as decisões de fim de vida. A principal contribuição desta pesquisa é a possibilidade de analisar sistematicamente as oportunidades de retorno das aeronaves estacionadas ao serviço ativo, considerando cenários razoáveis ​​de melhoria da receita operacional ou redução dos custos operacionais, postergando a retirada das aeronaves e a decisão de descomissionamento. É importante destacar que apenas as preocupações financeiras do problema das aeronaves em fim de vida foram analisadas. Considerando este contexto gerencial, a estimativa dos custos de estacionamento e retirada de aeronaves, a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar de forma fundamentada o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves. . a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas de uma forma bem sustentada. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves. . a recuperação das receitas operacionais de sua realocação de mercado e os valores recuperados de sua desmontagem e desmontagem podem influenciar o planejamento da frota de aeronaves dessas empresas de uma forma bem sustentada. Esta pesquisa pretende preencher lacunas na literatura a respeito dos custos e receitas de aeronaves comerciais incorridas durante sua fase de final de vida, com o objetivo de estimar o quanto eles afetam seu custo total de propriedade, considerando o contexto de tomada de decisão de proprietários e operadores de aeronaves. .

Palavras-chave: End-of-life gestão, end-of-life aeronaves, desmantelamento de aeronaves, processo de recuperação, custo total de propriedade, modelo de tomada de decisão
 
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